O monumento alusivo à luta pela democracia na América Latina foi devolvido à Praça Naipi, na manhã desta terça-feira, 16. O totem havia sido retirado durante a revitalização do espaço público e gerou uma onda de reclamações de pessoas ligadas ao movimento dos Direitos Humanos, inclusive, com o ajuizamento de um Mandado de Segurança.
A revitalização geral da praça também foi concluída com a renovação do mural que conta a lenda de Naipi e Tarobá, originando as Cataratas do Iguaçu.
A praça foi inaugurada em 2010, numa solenidade que contou com as presenças dos então governador do Paraná, Orlando Pessuti, diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek, do prefeito Paulo Mac Donald e dos ministros dos Direitos Humanos do Brasil, Paraguai e Argentina, mas nunca passou por obras de manutenção e revitalização.
A praça sofreu um processo de deterioração ao longo dos anos, sem a devida manutenção. O mural – feito em cimento – estava desgastado e as plantas e árvores sem poda, acabaram perdendo formato e vivacidade. O espaço também passou a abrigar moradores de rua, espantado turistas e moradores.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Idelson Chaves, a revitalização da praça deve ser entregue nos próximos dias em evento oficial. O secretário disse ainda que a praça deverá ser a primeira a integrar o projeto Adote uma Praça, lançado recentemente pela prefeitura. “Já temos diversos interessados em adotar aquela praça por empresas vizinhas”, afirmou.





















































