Marcos Breno Dias do Rosário, 38 anos, está sem manter contato desde o último dia 25, quando enviou mensagem de texto para a mãe, Roseni Gusmão Dias. De lá para cá o telefone segue mudo. Segundo a família, que reside no Amapá, o homem estava morando em Foz do Iguaçu há cerca de dois meses e estava, atualmente, desempregado.
A família buscou a delegacia daquele estado que teria enviado os dados do Boletim de Ocorrências para a Polícia Civil paranaense.
Em outro caso, ocorrido na BR 277, na sexta-feira, uma suposta perseguição policial a um veículo transportando mercadorias do Paraguai teria culminado com o desaparecimento de Mateus Paulo Alves, 24 anos, morador de Santa Terezinha de Itaipu, e um outro homem, até agora não identificado.
O veículo de Mateus, está no pátio da Polícia Rodoviária Federal, que confirmou para a família que houve uma ação, na altura da Vila Guanabara, e que os dois teriam fugido para a mata. Segundo a família, a polícia nega a troca de tiros, mas moradores da comunidade dizem ter havido, além da troca de tiros, participação de um helicóptero, na perseguição, que ainda envolveu um terceiro veículo na cor preta.
A família alega que a PRF se absteve de passar maiores informações e que também teria se recusado a fazer buscas pelos homens desaparecidos, os classificando como fugitivos. “Fomos na Polícia Civil que disse que, como ele morava em Santa Terezinha, deveríamos procurar a PRF”, disse Eliane da Silva Alves, mãe de Mateus. O rapaz tem dois filhos, um garoto de quatro anos e uma menina de dois anos. A família suspeita que os foragidos estejam feridos na mata. “Só queremos encontrar meu filho. Ele pode estar precisando de atendimento médico. Eu pago imposto e não podemos ser abandonados nesse momento”, suplicou a mãe.
A reportagem da Rádio Cultura procurou a Polícia Civil e a PRF em busca de informações sobre os dois casos. A chefe da Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, Andressa Regene, enviou ao registro da ocorrência :
“Por volta das 15h, após receber informe de roubo de veículo VW Spacefox realizado por um GM Astra na BR-277 e fuga para estrada vicinal, a equipe do GPT realizou patrulhamento tático na estrada Beira Parque para interceptar os veículos envolvidos na ocorrência. Em dado momento, visualizou-se o veículo Astra prata deslocando em sentido contrário, que ao se aproximar da viatura realizou disparos, sendo prontamente revidados pelos policiais. Ato contínuo, o veículo Astra executou manobra de ré e iniciou fuga, sendo realizado acompanhamento tático por cerca de 2km, até os ocupantes deixarem o veículo e seguirem por região de mata densa. Foram feitas buscas no local com o apoio do BPMOA e equipes da PM, mas os autores não foram localizados. Ainda, foi possível visualizar que o passageiro do veículo dispensou uma arma de fogo durante a fuga, que também não foi localizada. No porta-malas do veículo Astra foram localizadas mercadorias que seriam transportadas pelo veículo Spacefox, que foi abandonado em local próximo da ocorrência”.
Até o momento, a Polícia Civil de Foz do Iguaçu ainda não se manifestou sobre o desaparecimento de Marcos Breno Dias do Rosário. Assim que houver novas informações a reportagem será atualizada.