A Biblioteca Pública Municipal Elfrida Engel Nunes Rios completa 62 anos de fundação e vai comemorar a data com uma programação especial preparada pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. As atividades acontecem nesta sexta-feira (5), na sede da biblioteca, localizada na Rua Benjamin Constant, 62, no Centro.
A programação começa às 10h, com a Hora da História, que vai apresentar o livro Onde está Tomás?, de Micaela Chirif, seguida do Cinebiblio, com a exibição do filme Matilda, acompanhados de pipoca.
Às 14h, ocorre a celebração oficial do aniversário, com parabéns e bolo para os visitantes. Logo depois, a contação de histórias e o cinema retornam como parte da programação. O encerramento será às 19h, também com a Hora da História, o Cinebiblio e mais bolo para compartilhar com o público.
Com um acervo de mais de 70 mil exemplares, a biblioteca atende atualmente cerca de 650 leitores cadastrados e registra uma média de 800 empréstimos de livros por mês. O espaço é especialmente frequentado pelo público infantojuvenil, que participa das sessões semanais de leitura e cinema.
De acordo com a chefe de divisão, Teresa Larrucea, a programação tem papel essencial no incentivo à leitura. “Tem criança que está aqui toda semana, sem falta. Além de acompanhar as sessões, sempre leva livros para casa”, destacou.
Para utilizar os serviços da biblioteca, basta apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência para emissão da carteirinha, que permite retirar até três livros por vez, com prazo de devolução de 14 dias.
Segundo o diretor-presidente da Fundação Cultural, Dalmont Benites, a biblioteca se consolidou como referência cultural na cidade. “Mais do que um espaço de leitura, a Biblioteca é um ponto de encontro com a cultura e com a imaginação. Ela forma leitores e fortalece a identidade cultural de Foz do Iguaçu”, afirmou.