A edição deste ano da Feira de Artesanato e Alimentos de Foz do Iguaçu (Fartal) terá dois dias de duração e número de barracas e atrações reduzidos. O evento que foi anunciado para o CTG Charrua, agora está certo para acontecer na terceira Pista da JK. A mesma justificativa que foi utilizada para anunciar o evento no CTG baliza a nova localização: economia.
Inicialmente a opção pelo CTG seria o ideal por já contar com estrutura de barracas, energia, mas, após verificação mais aprofundada e realização da Feira do Peixe, a administração municipal chegou à conclusão que naquele espaço as despesas seriam maiores e, possivelmente será realizada no final de semana dos dias 7 e 8 de junho.
Na terceira pista não há barracas, energia, água ou banheiros. Toda estrutura será montada para a feira. Para ajustar o orçamento, a Fartal foi enxugada tanto na duração quanto no tamanho.
A lista de atrações vai privilegiar músicos locais, com apenas dois artistas nacionais. Ainda não foram divulgados os nomes dos contratados. A programação completa será divulgada no dia 19 de junho.
A Fartal tradicionalmente é um evento alusivo ao aniversário da cidade e uma importante fonte de renda para as instituições assistenciais, mas nos últimos anos sua realização angariou mais reclamações que elogios.
Tanto é assim que, em 2024, o então prefeito Chico Brasileiro doou a verba do evento, um milhão de reais, para a cidade gaúcha de Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul, fortemente atingida pela enchente ocorrida em maio naquele estado.