A cidade de Puerto Iguazú, na Argentina, sediará, nos dias 3 e 4 de julho, a 62ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados (Mercosul). O evento será organizado pelo governo da Argentina, que detém a presidência semestral do bloco. As datas e a cidade-sede já constam na agenda oficial do bloco sul-americano.
A 62ª cúpula semestral será marcada por debates como as novas exigências ambientais apresentadas pela União Europeia em relação ao acordo com o Mercosul, além da crise econômica na Argentina e das discussões em torno da intenção uruguaia de firmar acordos diretos com a China ou países da Ásia–Pacífico.
Essa será a última Cúpula do Mercosul com a presença de Mário Abdo Benítez, como presidente do Paraguai. Em agosto, acontece a posse do presidente eleito Santiago Peña, eleito em abril deste ano.
Ao término dos debates, Alberto Fernández repassará a presidência rotativa do bloco ao colega Luiz Inácio Lula da Silva, cujo governo estará encarregado de organizar a cúpula seguinte, prevista para dezembro de 2023 ou janeiro de 2024, ainda sem local definido.
Com informações do Instituto de Relações Internacionais do Paraná