A Polícia Federal atualizou as informações sobre a Operação Specula, deflagrada na manhã dessa quinta-feira (03), em Foz do Iguaçu, que mirou grupo criminoso, que atuava no tráfico internacional de drogas. Além de R$ 1.354.600,00 (um milhão trezentos e cinquenta e quatro mil e seiscentos reais) em espécie, foram apreendidos 5 carros, 3 motos aquáticas, 1 quadriciclo, aparelhos telefônicos e documentos.
A investigação teve início em outubro de 2024, após a identificação de movimentações suspeitas em um galpão no bairro Parque da Lagoa, em Foz do Iguaçu, utilizado como entreposto para armazenamento e distribuição de entorpecentes. As drogas eram transportadas para diversos estados da federação, em caminhões com compartimentos ocultos, como fundos falsos e pneus, e, em algumas ocasiões, com o uso de cal hidratada para mascarar o odor.
Outro fato que chamoou a atenção é que o grupo criminoso utilizou um caminhão dos Correios para transportar a droga. Segundo a Polícia Federal, o caminhão pertencia a uma empresa terceirizada que prestava serviço a instituição. Quatros pessoas foram presas preventivamente.