O índice nacional de homicídios criado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e o portal G1, com base em dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal, informa que em 2021 o número de assassinatos caiu 7% em comparação com o ano anterior. Mesmo com a pandemia em 2020, os números cresceram mais de 5%.
Em 2021, 41,1 mil mortes violentas intencionais foram registradas em todo território nacional sendo 3 mil a menos que em 2020. Este é o menor número coletado pelo FBSP, que coleta os dados desde 2007.
Os números contabilizados incluem crimes de: homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios (roubos seguidos de morte) e lesões corporais seguidas de morte. Os dados mostram que21 estados do país tiveram redução de assassinatos no ano, sendo a maior queda registrada no Acre e a mais alta no Amazonas. A região Norte do país foi a única que registrou uma alta de 10% nos assassinatos.
Segundo especialistas do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do Núcleo de Estudos de Violência da USP, o menor número de mortes é motivado por um conjunto de fatores, incluindo: profissionalização do mercado de drogas brasileiro; maior controle e influência dos governos sobre os criminosos; apaziguamento de conflitos entre facções; políticas públicas de segurança e sociais; e redução do número de jovens na população.
O acesso ao material disponível e esmiuçado pode ser acessado aqui.
Com informações do G1