Aduana da Argentina terá 18 novas cabines de atendimento

Desde o início do ano passado, a Secretaria Municipal de Turismo (SMTU) vem realizando ações junto aos órgãos de turismo de Puerto Iguazu, com o objetivo de agilizar os trâmites de entrada dos turistas brasileiros na Argentina e evitar as longas filas de espera, ocasionadas pelo grande fluxo de pessoas que visitam a cidade vizinha diariamente.

Essas tratativas trouxeram uma resolução, e esta semana o secretário de Turismo, Jaime Nelson Nascimento, foi informado pelo secretário de Turismo de Puerto Iguazú, Claudio Alvarez, sobre a contratação de mais 43 funcionários para atendimento na aduana e construção de 18 novas cabines de atendimento, com a finalidade de agilizar a passagem de carros.

No último dia 5 de dezembro, a SMTU já havia convidado autoridades argentinas para discussão do tema, em que participaram o diretor do Ministério de Turismo da Argentina, Omar Daniel Rodriguez e seu assessor, Cezar León. Participaram do encontro naquela ocasião, o diretor de Assuntos Internacionais, Mohamad Ibrahim Barakat, o secretário adjunto da SMTU, Celso Azevedo e a diretora do Departamento de Desenvolvimento de Turismo, Valéria Mariotti.

O diretor Omar Daniel Rodriguez mostrou-se bastante receptivo com a questão e se prontificou a marcar reuniões em Puerto Iguazú e discutir os problemas. Rodriguez, no encontro, afirmou que entende que facilitar a entrada dos brasileiros traz grandes benefícios ao seu país.

Segundo o secretário Jaime Nascimento, as autoridades argentinas informaram que a construção das novas cabines tem previsão de início em 20 de janeiro. Para ele, as medidas irão melhorar o fluxo de veículos na fronteira. “Sabemos que as filas desestimulam os turistas, e essas providências são fundamentais para o bem-estar não só dos nossos visitantes, mas para a população local que transita pela fronteira”, ressaltou.

Sair da versão mobile