O bairro Morumbi recebe, a partir desta segunda-feira (16), a Semana de Mobilização de Combate à Dengue. A iniciativa é organizada pelo Comitê Municipal de Controle e Prevenção da Dengue e Outras Arboviroses, com concentração das atividades na Praça 7 de Setembro, na Rua Tenente Eduardo Olmedo. A escolha do bairro foi baseada em dados epidemiológicos e no mapa de calor elaborado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Segundo o último boletim, a região Leste de Foz do Iguaçu registra dois casos confirmados da doença.
A mobilização busca intensificar ações de prevenção, conscientização e eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente participam com serviços de poda de árvores, roçada, varrição, plantio de mudas, pintura de meio-fio e remoção de descartes irregulares, além de atividades de educação ambiental.
Durante a semana, a Diretoria de Bem-Estar Animal (DIBA) fará microchipagem de animais de estimação e cadastramento para castração de cães de até 12 quilos e gatos machos de até 6 quilos. Serão ofertadas 200 vagas em cinco clínicas credenciadas no município.
Outras secretarias municipais também participam da mobilização, entre elas Educação, Assistência Social, Fazenda, Saúde e Esporte, Lazer, Juventude e Melhor Idade, além do Foztrans e do Exército Brasileiro.
Atualmente, Foz do Iguaçu registra 864 notificações de dengue. Desse total, sete casos foram confirmados e 665 descartados, conforme o último boletim epidemiológico. Não há registro de mortes pela doença no município.
Um dos fatores que contribuem para o controle das arboviroses é o método Wolbachia, que consiste na liberação de mosquitos Aedes aegypti com uma bactéria capaz de reduzir a transmissão das doenças. A iniciativa é conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz, com apoio do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná e da Itaipu Binacional.
A mobilização no Morumbi segue até sexta-feira (20). Na semana seguinte, entre 23 e 27 de março, as ações serão realizadas na região Sul da cidade.



















































