Foz do Iguaçu vai reforçar a estrutura da saúde pública com a chegada de três novas ambulâncias destinadas ao transporte sanitário e ao suporte do SAMU Fronteira. Os veículos foram adquiridos pelo Governo do Estado e doados ao município.
Segundo o coordenador geral do SAMU Fronteira, Fabrício Leonardo Desioba, os novos equipamentos chegam em um momento estratégico para ampliar a capacidade de atendimento.
“Essas três ambulâncias que nós recebemos são compras do Estado. Nós recebemos a doação desses três equipamentos para suprir tanto o transporte sanitário e para suplementar também o transporte do SAMU”, explicou.
Reforço no transporte de pacientes
As novas ambulâncias serão utilizadas principalmente no transporte sanitário — serviço que realiza transferências entre unidades de saúde e deslocamentos de pacientes que necessitam de acompanhamento.
De acordo com Fabrício, os veículos vão atender demandas como:
-
Transferências entre UPA e hospitais do município;
-
Encaminhamento para hospitais de referência em outras cidades, como Curitiba, Londrina, Guarapuava, Pato Branco e Cascavel;
-
Transporte de pacientes acamados, como os atendidos pela nefrologia;
-
Deslocamento para consultas, exames e procedimentos agendados.
“Tem pacientes que vão ser encaminhados para alta complexidade, que precisam fazer tratamento fora. A gente também vai disponibilizar essas viaturas para encaminhar esses pacientes que têm mobilidade zero”, destacou.
Quando começam a operar?
Atualmente, as ambulâncias estão em processo de transferência documental para o município e inclusão no contrato de seguro.
“A transferência delas vai ser rapidinha. A partir do momento que a gente conseguir transferir, já conseguimos colocar para serviço. Eu acredito que dentro de 15 dias a gente consiga ter essas respostas”, afirmou o coordenador.
Mesmo antes da conclusão formal de todos os trâmites, os veículos poderão ser utilizados em casos de necessidade urgente.
“Na necessidade dela, a gente vai acabar usando”, pontuou.
Estrutura atual e ampliação da frota
Antes da chegada das novas ambulâncias, o município contava com quatro veículos próprios e um cedido pelo Hospital Municipal para atender toda a rede.
“Hoje a gente atende não só o Hospital Municipal, mas também pacientes encaminhados para consultas e procedimentos em outros municípios”, explicou Fabrício.
Com o aumento da oferta de especialidades fora de Foz do Iguaçu, a demanda por transporte cresceu significativamente.
“Como o Estado está oferecendo outras especialidades fora do município, isso sobrecarregou nossa logística. A gente deixou às vezes de atender muitas demandas. Essas ambulâncias vieram justamente para suprir essa maior necessidade.”
Equipamentos e suporte avançado
As novas ambulâncias chegam equipadas com estrutura de suporte básico e também recursos que permitem atendimentos mais complexos.
Entre os equipamentos disponíveis estão:
-
Ventiladores (respiradores);
-
Monitor multiparâmetro;
-
Bombas de infusão;
-
Oxímetros.
“Existe muitas vezes transferência de pacientes que precisam ser transferidos com um certo cuidado, uma assistência maior. A gente vai equipar essas ambulâncias para que possamos





















































