A Comissão Mista Brasileiro-Paraguaia anunciou o cronograma inicial da segunda fase de funcionamento da Ponte da Integração, que liga Foz do Iguaçu, a Presidente Franco, no Alto Paraná, no Paraguai. As medidas foram definidas após avaliação positiva da primeira etapa de operação do novo passo fronteiriço sobre o Rio Paraná.
De acordo com a Receita Federal, o tráfego internacional de caminhões em lastro (sem carga) seguirá ocorrendo exclusivamente pela Ponte da Integração, todos os dias, no período das 22h às 5h. A medida busca organizar o fluxo de veículos pesados e melhorar a segurança e a fluidez no trânsito entre os dois países.
A partir de 29 de janeiro de 2026, haverá mudanças também no tráfego de ônibus de turismo fretados. Os veículos cujo destino final não seja Foz do Iguaçu, Ciudad del Este ou Presidente Franco deverão utilizar a Ponte da Integração no horário das 19h às 7h, diariamente. Já no período das 7h às 19h, esses ônibus deverão cruzar a fronteira exclusivamente pela Ponte da Amizade.
Segundo a Comissão Mista, uma nova reunião está prevista, de forma tentativo, para o dia 12 de março de 2026, quando serão avaliados os impactos dessa segunda fase de abertura. A partir dessa análise, poderão ser definidos novos ajustes e a próxima etapa do cronograma de funcionamento da Ponte da Integração.
A Ponte da Integração é considerada estratégica para a logística e a mobilidade na região da Tríplice Fronteira, contribuindo para a redistribuição do tráfego internacional e a melhoria das operações aduaneiras entre Brasil e Paraguai.



















































