A Polícia Civil do Paraná, por meio da Delegacia da Mulher de Foz do Iguaçu, realizou nesta terça-feira (17) uma palestra educativa no Colégio Estadual Dom Pedro II. A ação faz parte da Operação Mulher Segura e teve como foco a conscientização de estudantes sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar.
Durante o encontro, os alunos receberam orientações sobre temas essenciais para identificar e combater situações de violência. Entre os assuntos abordados estiveram a Lei Maria da Penha, o funcionamento e a aplicação da legislação, além das diferentes formas de violência — física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.
A palestra também destacou o chamado ciclo da violência, explicando como ele se desenvolve em fases, desde o aumento da tensão até episódios de agressão e momentos de aparente reconciliação. Outro ponto importante foi a explicação sobre as medidas protetivas de urgência, como funcionam e de que forma podem garantir a segurança das vítimas.
A delegada Giovana Antonucci destacou a importância de levar esse tipo de orientação aos jovens. “A informação é uma das principais ferramentas para prevenir a violência. Quando os estudantes entendem como ela começa e se manifesta, eles conseguem identificar situações de risco e buscar ajuda mais rapidamente”, afirmou.
A iniciativa integra a Operação Mulher Segura, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná, que busca ampliar não apenas ações de repressão, como o cumprimento de mandados, mas também fortalecer o trabalho preventivo em todo o estado.
A Polícia Civil reforça que a população pode procurar ajuda e denunciar casos, contribuindo diretamente para a proteção das vítimas e o enfrentamento à violência doméstica.


















































