A eleição, por aclamação, do empresário Edmilson Iareski para a presidência da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI), nesta segunda-feira (16), confirmou o que já era esperado nos bastidores do empresariado local: a manutenção do mesmo grupo à frente da entidade.
Iareski, que atualmente ocupa a vice-presidência, assume a gestão 2026–2028 sucedendo o atual presidente Danilo Vendruscolo. A eleição ocorreu com chapa única, batizada de “União para o Desenvolvimento”, reforçando o modelo de sucessão interna que vem sendo adotado pela associação.
O discurso da nova diretoria enfatiza justamente a continuidade das pautas e projetos em andamento, uma linha defendida como garantia de estabilidade institucional. Na prática, porém, o resultado também pode ser interpretado como uma pouca oxigenação nas decisões da instituição e abre espaço para uma discussão recorrente no meio empresarial de Foz do Iguaçu: a dificuldade de renovação dentro da entidade.
Apesar de ser uma das principais entidades representativas do setor produtivo local, a ACIFI reúne hoje cerca de 2.500 associados, número considerado modesto para uma cidade com forte atividade econômica.
A comparação com a Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC) costuma surgir nesses debates. Na cidade do Oeste paranaense, a entidade reúne mais de 4.500 associados, com participação significativa de pequenos e médios empresários.
Em Foz, por outro lado, muitos empreendedores sequer participam da associação ou mantêm uma relação distante com a entidade, o que limita sua representatividade no conjunto do empresariado local.
A nova gestão da ACIFI mantém uma estrutura ampla, com 103 diretores e conselheiros, representando diferentes setores econômicos da cidade.
Entre os cargos confirmados estão o empresário João Batista de Oliveira na presidência do Conselho Superior e uma série de diretorias voltadas a áreas como turismo, comércio exterior, indústria, inovação e construção civil.
Ainda assim, apesar da estrutura robusta, a entidade enfrenta o desafio de ampliar sua relevância junto ao empresariado, especialmente entre pequenos e médios empreendedores.
Ao agradecer a confiança dos associados, Iareski destacou que pretende manter as linhas de atuação já consolidadas pela entidade e ampliar o diálogo com os associados.
“Nosso trabalho será muito próximo do empresário, ouvindo demandas e buscando soluções em todos os setores em que a associação atua”, afirmou.
Durante a plenária, o presidente atual, Danilo Vendruscolo, também ressaltou os avanços institucionais obtidos nos últimos anos e manifestou apoio à nova diretoria. “Deixo a presidência e sigo ombro a ombro com a nova diretoria”, declarou.
Se por um lado a eleição sem disputa demonstra coesão interna, por outro reforça um cenário que se repete há anos na entidade: baixa competição interna e pouca mobilização do empresariado para disputar os rumos da associação.
Com a nova gestão assumindo em 1º de maio, o desafio de aproximar a entidade da base empresarial de Foz do Iguaçu permanece aberto — especialmente em uma cidade onde grande parte dos empreendedores ainda atua à margem das estruturas tradicionais do associativismo empresarial.
A posse oficial dos eleitos está marcada para 27 de abril, com início efetivo da gestão em 1º de maio.
Futura diretoria
A gestão 2026–2028 da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu será composta por representantes de diversos setores da economia local.
Diretoria
-
Presidente: Edmilson Iareski
-
1º vice-presidente: Gustavo Vargas
-
2º vice-presidente: Altino Voltolini
-
Diretoria Comercial: Maurício Iopp
-
Diretoria Administrativa: Edna Maria Sanches
-
Diretoria Financeira: Elias João Dandolini
-
Diretoria de Comunicação: Tatiana Leiva Polla
-
Diretoria de Associativismo: Imaan Tarbine
-
Diretoria de Desenvolvimento Econômico: Faisal Mahmoud Ismail
-
Diretoria de Turismo e Hotelaria: Mariana de Mattos Leão Hernandes
-
Diretoria de Transporte e Logística: Leandro Henrique Bernart Anjos
-
Diretoria de Comércio Exterior: Felipe Kirchheim
-
Diretoria de Saúde: Renato Maroja
-
Diretoria de Educação: Leonor Venson de Souza
-
Diretoria de Comércio: Camila Perez Muniz
-
Diretoria de Prestação de Serviços: James Bortolini
-
Diretoria de Indústria: Mário Moroginski
-
Diretoria da Construção Civil: Renato Pena Camargo
-
Diretoria do Setor Imobiliário: Daiane Schek
-
Diretoria de Inovação e Tecnologia: Felipi Sarábia
Conselho Superior
-
Presidente: João Batista de Oliveira
-
1º vice-presidente: Roni Temp
-
2º vice-presidente: Valdirlei Baranóski
Conselho Fiscal
-
Titulares: André Baraldi, Ocivaldo Gobeti e Sofia Andrea Pena
-
Suplentes: Edvino Borkenhagen, Ivo Kalichevski e Julio Rocha Junior




















































