Uma avaliação preliminar confirmou danos estruturais na Catedral San Blas, em Ciudad del Este, após o incêndio registrado recentemente. O relatório técnico apontou prejuízos no vão central do teto e na estrutura de concreto da área frontal do templo. Apesar disso, especialistas informaram que os danos não exigem demolição total da edificação, mas alertaram para o risco de queda de chapas na nave central, motivo pelo qual o acesso permanece interditado.
O diretor-geral paraguaio da Itaipu Binacional, Justo Zacarías, afirmou que já iniciou as medidas para a recuperação do templo, em coordenação com autoridades eclesiásticas e a comissão interinstitucional criada para conduzir o processo. O presidente da República, Santiago Peña, determinou a adoção de todas as providências necessárias para que a catedral seja reaberta rapidamente e em condições plenas de segurança.
O monsenhor Pedro Collar destacou o apoio da Itaipu e afirmou que a comissão interinstitucional, composta pela Universidade Católica, Governadoria e Prefeitura, será responsável pela elaboração do projeto, definição do orçamento e planejamento da execução das obras. Segundo fontes oficiais, o projeto de reconstrução deve ficar pronto em cerca de 30 dias, e, se não houver atrasos, as obras de restauração poderão começar entre final de março e início de abril de 2026. O cronograma ainda depende da conclusão do estudo estrutural detalhado e da liberação de recursos.




















































