Um programa do Governo do Estado está garantindo a solução dos problemas de pacientes que aguardam por um implante dentário pelo SUS em Foz do Iguaçu e municípios da 9ª Regional. Segundo estimativa do coordenador do Departamento de Saúde Bucal André Buriasco, são cerca de duas mil pessoas aguardando atendimento para receberem próteses móveis ou implantes.
Esses pacientes já cadastrados devem passar por avaliação de um dentista da Secretaria de Saúde, para verificar qual tipo de prótese pode receber. “Os pacientes que não se adaptam as próteses totais removíveis (dentaduras) e estão com comprometimento mastigatório e nutricional estão sendo encaminhados para implante”, explicou Buriasco.
A diretora de Atenção Básica, Bárbara Dornelles, explicou como os pacientes que ainda não estão na fila devem proceder. “Neste momento estamos entrando em contato com aqueles que já foram diagnosticados com necessidade de prótese total. Estes pacientes deverão passar por avaliação de um profissional do CEO – Centro de Especialidades Odontológicas e lá é que será definido o tipo de prótese, se móvel ou implante. Caso seja caso de implante, será encaminhado para o Poliambulatório. Serão feitos oito atendimentos por dia naquela unidade”. A diretora informou também que quem tiver necessidade e ainda não está cadastrado, deve procurar sua unidade de saúde e agendar atendimento odontológico. “No caso das próteses móveis o processo é um pouco mais demorado, pois, demanda moldagem e provas até a total adaptação da peça”.




















































