Quem pretende atravessar a fronteira para o Paraguai nesta terça-feira, 3 de fevereiro, deve ficar atento: Ciudad del Este terá feriado municipal em razão da celebração dos 69 anos de fundação da cidade, a segunda maior do país. Com isso, a maioria dos estabelecimentos comerciais do município permanecerá fechada durante todo o dia.
A data marca a fundação de Ciudad del Este, ocorrida em 3 de fevereiro de 1957. A cidade, capital do departamento de Alto Paraná, surgiu inicialmente com o nome de Puerto Flor de Lis, passando depois a se chamar Puerto Presidente Stroessner. O nome atual foi adotado em 1989, após o fim da ditadura de Alfredo Stroessner, por meio de votação popular.
Apesar do feriado em Ciudad del Este, o funcionamento do comércio e dos serviços seguirá normal em outros municípios da região metropolitana paraguaia, como Presidente Franco, Hernandarias e Minga Guazú, o que pode ser uma alternativa para brasileiros que precisarem realizar compras ou compromissos no país vizinho.
As comemorações pelos 69 anos da cidade se estendem por vários dias e incluem atividades culturais, musicais e religiosas. No último domingo, a cidade recebeu o EcoFest 2026, realizado no Estádio Antonio Aranda, do Clube 3 de Febrero, reunindo um grande público.
Outro ponto tradicional das celebrações ocorre na esplanada da catedral, onde são realizadas serenatas gratuitas em homenagem a São Brás, padroeiro de Ciudad del Este, figura de grande devoção popular no Paraguai.




















































