O bispo da Diocese de Foz do Iguaçu, Dom Sergio de Deus foi o primeiro a assinar o livro de registros de visitas da Matriz São João Batista, em Foz do Iguaçu. O gesto marcou oficialmente o início das assinaturas no livro por paroquianos e turistas.
O livro de registros foi inaugurado na semana passada pelo secretário estadual de Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos, juntamente com o padre Willian Paiva. A iniciativa dará origem a um banco de dados da paróquia, reunindo informações sobre as pessoas que passam pela igreja centenária, a mais antiga de Foz do Iguaçu, e um dos marcos históricos da fundação e do desenvolvimento do município.
O banco de dados será uma ferramenta estratégica para a paróquia e para a Pastoral do Turismo da Diocese. Ele permitirá identificar a origem dos visitantes, sejam moradores da cidade ou turistas de outros municípios, estados ou países, além de orientar ações de acolhimento, evangelização e preservação do patrimônio histórico-religioso. As informações também poderão contribuir com estudos acadêmicos e beneficiar a população em geral.
Para Dom Sergio, a iniciativa representa um marco importante para a Matriz São João Batista. “Esta é a primeira igreja da nossa cidade e da nossa região. É também a primeira paróquia da Diocese de Foz do Iguaçu. Hoje assinei o livro de visitas da paróquia, um momento muito importante e muito belo”, afirmou.
“Este livro ficará para a história de todos aqueles que vêm contemplar a beleza desta igreja, expressa nas pinturas e em todos os ambientes e, sobretudo, contemplar aquele que é a fonte de toda beleza, o Senhor Jesus”, completou o bispo.
Após Dom Sergio, assinaram o livro o padre Bento e outros integrantes da comunidade paroquial. Na sequência, o bispo visitou a recém-criada loja de souvenirs da Associação Arnaldo Janssen, instalada na antiga gruta, no pátio da igreja. O espaço integra o projeto de turismo religioso da paróquia e reúne produtos de arte sacra e itens temáticos, fortalecendo a economia criativa e valorizando o trabalho de artesãos locais.
A loja funciona de terça-feira a sábado, das 8h ao meio-dia, e também após as missas de sábado, às 19h, e de domingo, às 8h, 10h e 19h. As iniciativas reforçam o papel da Matriz São João Batista como polo de fé, cultura, memória e turismo religioso em Foz do Iguaçu.
Programação de Natal
No dia 24 de dezembro, véspera de Natal, será celebrada a Missa da Vigília, às 19h. No dia 25, as missas acontecem às 8h, 10h e 19h. Para o encerramento do ano, no dia 31 de dezembro, haverá missa às 19h. Já no dia 1º de janeiro, as celebrações serão às 10h e às 19h.






















































