Governo do Paraguai diz que Ponte da Integração começará a operar de forma gradual

A passagem entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco será aberta em fase de testes a partir de 20 de dezembro de 2025

Foto: Rodrigo Félix Leal / Seil

A Segunda Ponte Internacional, conhecida como Ponte da Integração, que liga Foz do Iguaçu, no Brasil, a Presidente Franco, no Paraguai, terá sua abertura gradual iniciada no dia 20 de dezembro de 2025.

A medida foi anúnciada pelo governo do paraguaioque explicou que tratase de um acordo com o governo do brasileiro onde a passagem será realizada por meio de um teste piloto, com regras específicas para o trânsito no local.

Primeira fase será apenas para caminhões sem carga

Nesta fase inicial, a ponte estará liberada exclusivamente para caminhões em lastro, ou seja, sem carga. O objetivo é testar o funcionamento do tráfego, da fiscalização e dos serviços de controle migratório e aduaneiro.

O trânsito será permitido somente no período noturno, das 22h às 5h, horário em que os caminhões poderão circular pela área urbana de Presidente Franco e passar pelos procedimentos operacionais.

Avaliação em 2026 pode ampliar o uso da ponte

Uma nova avaliação está prevista para o final de março de 2026. Técnicos dos dois países irão analisar os resultados do teste e poderão decidir pela ampliação dos horários ou pela liberação para outros tipos de veículos.

O comunicado oficial é assinado pelo Governo do Paraguai, por meio da Direção Nacional de Receitas Tributárias (DNIT).

A abertura gradual da Ponte da Integração é considerada um passo importante para melhorar a logística, o transporte e a integração entre Brasil e Paraguai.

Sair da versão mobile