A Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) realizou, nesta quinta-feira (18), a abertura oficial da Operação Navegue Seguro 2025/2026. Com o tema “A segurança da navegação começa com você”, a iniciativa, desenvolvida anualmente em todo o país, seguirá até o dia 11 de março de 2026, integrando as ações da Marinha do Brasil voltadas à proteção da vida humana e do meio ambiente aquaviário.
A operação tem caráter educativo e fiscalizatório, com o objetivo de prevenir acidentes, promover a navegação segura e estimular o uso correto dos equipamentos obrigatórios a bordo, além do cumprimento das normas de tráfego aquaviário. A expectativa é reduzir ocorrências como encalhes, colisões, quedas ao mar e incêndios em embarcações.
Durante o período da operação, equipes da CFRP, reforçadas por militares de outras organizações da Marinha do Brasil, intensificarão as fiscalizações em toda a área de jurisdição da Capitania no Oeste paranaense. As ações terão atenção especial aos rios Paraná e Iguaçu, ao Lago de Itaipu e a outros rios e lagos da região.
Na abertura oficial, realizada em Foz do Iguaçu e que contou com a presença de representantes da sociedade civil e de forças de segurança, o capitão dos Portos do Rio Paraná, Capitão de Fragata Uanderson Simonin, destacou que a conscientização é a principal ferramenta para evitar acidentes. Ele reforçou a importância do cumprimento das normas de segurança da navegação e da adoção de boas práticas na condução de embarcações.






















































