Na manhã desta quarta-feira (17), as Polícias Civil e Militar deflagraram a Operação Conectividade 3, uma ação conjunta de fiscalização em estabelecimentos comerciais que trabalham com reciclagem e depósito de materiais metálicos. A operação atende a uma demanda da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná e ocorre simultaneamente em seis pontos previamente definidos.
Em entrevista à imprensa, o delegado Geraldo Evangelista explicou os objetivos e o alcance da operação.
“Essa operação denominada Conectividade 3 veio de uma demanda da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná. A ordem de serviço direcionada à Polícia Militar prevê a fiscalização de estabelecimentos comerciais, visando a prevenção e repressão a furtos, roubos e receptação de cabos de telefonia”, afirmou o delegado.
Segundo ele, o furto de cabos é uma prática recorrente e causa impactos diretos à população e aos serviços essenciais.
“É um fator constantemente verificado no cotidiano da unidade policial, principalmente no que diz respeito à repressão desse tipo de furto”, destacou.
A operação teve início às 9 horas da manhã e mobiliza equipes das duas forças de segurança, que se deslocaram aos locais definidos pela Secretaria de Segurança Pública.
Questionado sobre o trabalho de investigação que antecedeu a ação, o delegado explicou que houve um mapeamento prévio dos estabelecimentos fiscalizados.
“Foram identificados previamente pontos onde são feitos trabalhos de reciclagem e depósitos de materiais como cobre, alumínio e aço, locais que necessitam dessa fiscalização”, explicou Geraldo Evangelista.
O delegado ressaltou ainda que a operação tem caráter principalmente preventivo e administrativo.
“O objetivo primordial hoje é fiscalizar, orientar e prevenir. Em caso de eventual situação flagrancial, o fato é conduzido à Central de Flagrantes para as providências cabíveis”, completou.
De acordo com a Polícia Civil, a Operação Conectividade 3 não envolve mandados de busca e apreensão.
“Não são ordens de busca e apreensão, é uma ação fiscalizatória administrativa, com o intuito de reprimir esse tipo de conduta”, concluiu o delegado.
A operação segue em andamento ao longo da manhã, e um balanço oficial deve ser divulgado após a conclusão das fiscalizações.






















































