Moradores da região de Três Lagoas convocaram uma manifestação após a mudança no sentido das marginais da BR-277, na altura do posto Gasparin. A alteração foi divulgada pelo Foztrans e atende a uma solicitação formal do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), em função da iminente liberação da Perimetral Leste.
De acordo com o comunicado oficial, no sentido Foz do Iguaçu, o novo sentido passa a operar da trincheira do posto Gasparin até a avenida Dr. Luiz Passos. Já no sentido Cascavel, o tráfego em mão única ocorre da rua Mercúrio até a trincheira do posto Gasparin, conforme a nova sinalização instalada no local.

A mudança no tráfego das marginais da BR-277 foi solicitada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) por meio de ofício encaminhado ao Foztrans e a secretarias municipais. No documento, o órgão federal destaca que a adequação é necessária para garantir o funcionamento seguro da interseção entre a BR-277 e a Perimetral Leste, evitando conflitos viários com a liberação do novo eixo rodoviário .

Segundo o chefe da unidade local do DNIT em Foz do Iguaçu, Marcel Luiz Escobedo, as marginais operavam em mão dupla, configuração considerada incompatível com o projeto da Perimetral Leste. A orientação técnica é para que os trechos passem a funcionar em sentido único, acompanhando o fluxo da rodovia principal, além da implantação adequada de sinalização horizontal e vertical, conforme o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito .
O Foztrans informou que apenas acatou o pedido dos órgãos responsáveis, formalizado via ofício, e que a alteração já estava prevista no projeto da Perimetral Leste. O órgão municipal atua na fiscalização do trânsito local e, desde as primeiras horas do dia, agentes percorreram o comércio da região de Três Lagoas para orientar trabalhadores e motoristas sobre o novo fluxo.
De acordo com as definições operacionais, a EPR Iguaçu, concessionária da BR-277, também deverá realizar o fechamento de dois retornos no trecho. Relatórios técnicos anexados ao processo apontam, ainda, ausência de sinalização vertical em acessos da BR-277 à Perimetral Leste, situação que motivou a adoção das medidas antes da liberação definitiva do tráfego .
Apesar das explicações técnicas, moradores da região de Três Lagoas articulam uma manifestação contra as mudanças. Um áudio que circula em grupos de mensagens convoca a população para uma concentração a partir das 17h30 desta terça-feira, em uma área aberta próxima ao viaduto do Gasparin, no sentido de saída da cidade. Segundo a convocação, o objetivo é protestar contra as alterações viárias e cobrar diálogo com os responsáveis, sem indicação oficial de bloqueio da BR-277.





















































