O governo brasileiro confirmou oficialmente que a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul será realizada em 20 de dezembro, em Foz do Iguaçu (PR). O encontro deverá marcar a assinatura do aguardado acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, caso haja consenso final entre as partes.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 11, em comunicado enviado à imprensa para abertura do credenciamento de jornalistas. Com isso, o governo encerra semanas de incertezas sobre a data e o local da reunião, após especulações de possível adiamento para janeiro ou transferência do evento para Brasília.
Agenda inicia no dia 19
A programação da cúpula começa no dia 19 de dezembro, com a LXVII Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum (CMC). Na mesma data, ocorrerão encontros de ministros das Relações Exteriores, ministros da Economia e presidentes de Bancos Centrais dos países membros do Mercosul, juntamente com Estados Associados e convidados.
Foz do Iguaçu mantida como sede estratégica
Apesar das dúvidas sobre a presença dos presidentes Javier Milei (Argentina) e Santiago Peña (Paraguai) por conflitos de agenda, o governo brasileiro decidiu manter Foz do Iguaçu como sede. A cidade foi escolhida por seu simbolismo na tríplice fronteira, representando a integração entre Brasil, Argentina e Paraguai.
Há ainda a possibilidade de os presidentes do Brasil e Paraguai aproveitarem a data para inaugurarem oficialmente a Ponte da Integração, cujas obras foram entregues hoje, quinta, 11, pelo governador Ratinho Júnior.






















































