O governador Carlos Massa Ratinho Junior vistoriou e entregou nesta quinta-feira (11), em Foz do Iguaçu, as obras da Perimetral Leste, infraestrutura viária estratégica executada pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), em parceria com a Itaipu Binacional. Com a conclusão do trecho e da parte física do complexo aduaneiro, o trânsito na nova rodovia está oficialmente liberado.
A Perimetral Leste possui 14,7 quilômetros de pista nova, conectando a BR-277 diretamente à Ponte da Integração Brasil–Paraguai e retirando o tráfego pesado do perímetro urbano de Foz do Iguaçu. O investimento total ultrapassou R$ 443,9 milhões, dos quais cerca de R$ 86,8 milhões foram aplicados pelo Governo do Paraná.
Segundo Ratinho Junior, a liberação da via ocorre em um momento estratégico. “Estamos no fim do ano, com um volume enorme de turistas e visitantes. Abrir a Perimetral Leste agora garante fluidez, mobilidade e mais segurança para moradores e turistas”, disse. Ele reforçou que toda a responsabilidade do Governo do Estado foi cumprida. “Hoje fizemos a vistoria final e entregamos a chave para a Receita Federal, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal. Nossa parte está concluída.”
Com o término da obra física, cabe agora aos órgãos federais equipar e estruturar internamente as novas aduanas. “A partir de hoje, a responsabilidade passa a ser do Governo Federal. Eles precisam instalar computadores, mobiliário, equipes. É um cronograma que não cabe ao Estado definir”, afirmou o governador.
O trecho pode ser usado imediatamente porque a autoridade viária pertence ao DER/PR. “A Perimetral já está pronta e autorizada. Do ponto de vista estadual, ela está apta e liberada”, reforçou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
Ratinho Junior destacou o caráter histórico da obra, prometida há décadas. A execução contou com apoio decisivo da Itaipu Binacional. O convênio foi assinado ainda na gestão do atual prefeito de Foz do Iguaçu, general Silva e Luna, à época diretor-geral da empresa. “Se não tivesse projeto, não teria ponte. Se não tivesse dinheiro, também não teria ponte. O general Silva e Luna ajudou a viabilizar tudo isso”, afirmou o governador. O Estado investiu R$ 85 milhões na parceria.
Silva e Luna, hoje prefeito, ressaltou o impacto imediato para a mobilidade urbana. A nova rota permitirá que o tráfego vindo da Argentina siga diretamente à BR-277, desafogando vias cruciais da cidade como a Avenida das Cataratas. “Isso reduz a pressão sobre o trânsito urbano e diminui filas históricas no acesso ao Paraguai, que chegavam a mais de quatro horas”, afirmou.
Além da nova rodovia, o projeto inclui duas aduanas modernas para operações da Receita Federal e forças de fiscalização, além de seis viadutos que ordenam o fluxo na região. A obra também recebeu iluminação cênica na ponte, atendendo pedido para valorização turística do ponto.
Sandro Alex também confirmou que duas obras também muito aguardadas pelos iguaçuenses estão em vias de serem licitadas: o acesso no trevo do Charrua e a trincheira para ligar a Vila Portes e o Jardim Jupira. “Faltam somente alguns detalhes”, frisou.





















































