O Vestibular Unioeste 2026 foi realizado neste domingo (07), mobilizando candidatos em oito cidades do Paraná e também em Campo Grande (MS). Ao todo, 15.136 pessoas se inscreveram para concorrer às vagas distribuídas nos 67 cursos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Em Foz do Iguaçu o índice de abstenção foi bem menor que a média geral de 25%. No campus local, dos 2.894 inscritos, 452 não compareceram para fazer as provas, indicando uma abstenção de cerca de 15%.
A cidade registrou um crescimento de 18% no número de inscritos. O avanço na procura foi puxado pela oferta do curso de psicologia, que inicia em 2026.
As provas ocorreram nos períodos da manhã e da tarde, nos campi da Unioeste em Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Marechal Cândido Rondon e Francisco Beltrão, além de Curitiba, Guarapuava, Maringá e Campo Grande.
O coordenador do vestibular Unioeste, Paulo Renan Effgen, avaliou o dia de prova.
“Podemos dizer que tudo transcorreu dentro do previsto nas nove cidades. O Vestibular Unioeste é tradicional e muito aguardado pelos estudantes, mais um ano de muito trabalho, mas que se consolida no fim do dia”, confirma o coordenador.
O movimento intenso nos locais de prova reuniu famílias, candidatos de todas as idades e estudantes que participaram pela primeira vez do processo seletivo da universidade.
José Antônio Ferreira, é de Maringá, e veio até a Unioeste acompanhando a filha que prestou vestibular para o curso de Medicina.
“Nós estamos acompanhado ela para realizar esse sonho. A gente está em cima, trazendo ela pra ela fazer as provas. Acredito que os pais precisam dar força para os filhos nesse momento”.
Ao longo do dia, os vestibulandos destacaram o clima de expectativa e o desejo de conquistar uma vaga na instituição pública.
O gabarito preliminar será disponibilizado até às 17h desta segunda-feira (08) no site: http://www.unioeste.br/vestibular























































