O Natal da Família no Gramadão, promovido pela Itaipu Binacional, deve injetar pelo menos R$ 10 milhões no comércio de Foz do Iguaçu, segundo cálculo baseado na Metodologia de Impacto Econômico de Eventos da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O valor pode ser ainda maior, já que a projeção considera um cenário conservador.
Neste ano, a Itaipu preparou uma ampla estrutura com diversos espetáculos no Gramadão. A programação será aberta neste sábado (6) e seguirá até 4 de janeiro. A expectativa, considerando edições anteriores, é de que cerca de 100 mil pessoas participem das atividades e impulsionem a economia local. Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, o evento tem dois focos principais: iluminar e valorizar o espaço comunitário e fortalecer o comércio, especialmente os pequenos negócios.
Entre os comerciantes, o clima é de otimismo. Os proprietários de uma sorveteria ao lado do Gramadão, Elaine Aparecida de Oliveira e Eiad Abuali, destacam que, em edições anteriores, o faturamento chegou a crescer entre 300% e 400% durante o período natalino. Para 2025, esperam movimento ainda maior, impulsionado pela nova estrutura montada pela Itaipu. No Mercado Barrageiros, localizado na mesma região, a expectativa também é de aumento no fluxo de visitantes.
Além do evento principal, a carreta-palco Energia de Natal, iniciativa itinerante da Itaipu e do Itaipu Parquetec, deve reforçar ainda mais o impacto econômico. Levando espetáculos aos bairros de Foz e aos municípios lindeiros, cada parada amplia o movimento de moradores e visitantes, beneficiando ambulantes, comércios de alimentação e serviços. Ao todo, serão 20 apresentações entre 1º e 21 de dezembro, com um espetáculo que conta a jornada do Papai Noel diante do aquecimento global e sua conexão com Foz do Iguaçu, terra da usina de Itaipu.
Toda a programação dos eventos do Natal 2025 da Itaipu e do Itaipu Parquetec estão disponíveis no site






















































