Secretário Roni Miranda fala sobre indicação do programa Mais Escolas Paraná ao Prêmio CAIXA PPP

Programa Mais Escolas Paraná vai ampliar a rede estadual em 40 novas escolas e gerar mais de 25 mil vagas, com foco no ensino em tempo integral — uma das instituições será em Foz do Iguaçu

Mais Escolas Paraná é finalista em premiação da CEF em parceria com o Tesouro Nacional Foto: SEED-PR

O programa Mais Escolas Paraná, que visa ampliar e modernizar a infraestrutura escolar do estado, foi selecionado como finalista do Prêmio CAIXA PPP 2025. A iniciativa, promovida pela Caixa Econômica Federal em parceria com o Tesouro Nacional, reconhece projetos de Parcerias Público-Privadas (PPP) que se destacam pela inovação, eficiência, sustentabilidade e impacto social.

Entrevista com o secretário Roni Miranda

Em entrevista à Rádio Cultura de Foz do Iguaçu, o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, detalhou os objetivos do programa e a importância do modelo de parceria público-privada:

“Esse é um motivo de muito orgulho para nós. Foi um trabalho de muita gente aqui da Secretaria de Educação, da Paraná Educação, juntamente com a Fundepar e a Secretaria de Planejamento. O Paraná foi campeão da região Sul e foi selecionado para disputar agora a nível nacional. Este é um modelo inovador de construção e manutenção de escolas públicas, com 40 colégios sendo construídos em 31 cidades diferentes, um investimento de mais de R$ 1,78 bilhão”, afirmou o secretário.

Segundo Miranda, o programa irá gerar emprego e investimento no estado, com a vantagem de que o Governo do Estado só fará o pagamento às empresas após as escolas estarem funcionando plenamente.

Cronograma das obras

O secretário também falou sobre o cronograma das obras:

“Hoje estamos na fase de análise pelo Tribunal de Contas, e esperamos receber o aval ainda este mês. Depois, o projeto vai para a Bolsa de Valores de São Paulo para a concorrência pública. Em Foz do Iguaçu, serão três escolas construídas — uma na cidade, uma em Matelândia e outra em São Miguel do Iguaçu —, com previsão de entrega a partir de meados de 2027. Queremos priorizar programas como o tempo integral, levando mais educação e oportunidades aos estudantes.”

Parceria público-privada de 20 anos

O Mais Escolas Paraná é uma PPP de 20 anos, que prevê que um parceiro privado opere apenas os serviços não pedagógicos das escolas, como manutenção, limpeza, segurança, TI e preparo de refeições. O contrato prevê indicadores de desempenho rigorosos, monitorados por entidade independente.

Ampliação de vagas escolares

Sobre o impacto do programa na oferta de vagas escolares, Miranda comentou:

“A população é dinâmica, então sempre estudamos a necessidade de novas vagas com base em indicadores do IPARDES. Hoje, as 25 mil novas vagas previstas pelo programa devem suprir a demanda, mas estamos sempre atentos a mudanças demográficas e à chegada de novas empresas que atraem moradores.”

Benefícios das PPPs para a população

O secretário ainda destacou a importância das parcerias público-privadas para acelerar investimentos:

“Quando temos parcerias bem definidas com objetivos claros e indicadores de entrega, quem ganha é a população. O privado consegue entregar obras com mais agilidade e sem desembolso antecipado do Estado, diferente de uma obra tradicional. É um modelo eficiente e transparente.”

Resultados educacionais do Paraná

Além da expansão da infraestrutura, o secretário ressaltou os avanços educacionais do Paraná:

“Concluímos mais um ano letivo com resultados muito positivos. O Paraná foi tricampeão na Olimpíada de Maratona Tech, avançamos no SAEB, entregamos material escolar e uniformes para todos os estudantes e seguimos investindo em tecnologia e valorização dos profissionais de educação. Tudo isso é fruto do compromisso do governador Ratinho Júnior com a melhor educação do Brasil.”

Cerimônia de premiação

O Prêmio CAIXA PPP 2025 terá sua cerimônia de premiação em Brasília, no dia 09 de dezembro, reunindo gestores públicos, investidores, universidades e outros atores que contribuem para o desenvolvimento de Parcerias Público-Privadas no país.

Sair da versão mobile