Estudantes que prestarão a prova do vestibular da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), no próximo domingo, podem rever os conteúdos no Aulão de Véspera do cursinho da própria universidade. O cursinho pré-vestibular do campus Foz do Iguaçu atende 160 estudantes de escolas públicas todos os sábados. Na próxima sexta (5) e sábado (6), haverá aulão com 70 vagas abertas para a comunidade. Os interessados podem ser de escolas públicas ou privadas e precisam se inscrever no formulário criado pela coordenação do cursinho.
As aulas das disciplinas de Exatas serão na sexta-feira das 19h às 22 horas. Já de Humanas, no sábado, das 8h às 12 horas, todas no miniauditório da Unioeste Foz do Iguaçu.
Com 20 anos de existência, o cursinho pré-vestibular iniciou com o objetivo de preparar jovens de famílias em vulnerabilidade social para o processo seletivo de universidades, especialmente as públicas. Chegou a atingir índice de 50% de aprovados, a maior parte em universidades públicas, especialmente a Unioeste.
A coordenadora do projeto, Berenice Borssoi Juraszek, explica que ele é vinculado ao programa Ser Mais Unioeste e que não consegue atender a toda a demanda porque tem limite de espaço e monitores. Todos os anos, forma uma fila de espera de interessados para as aulas e aulão de véspera. Porém, sabendo da ansiedade dos estudantes nesse período pré-prova, é importante abrir vagas para o aulão. “É o momento final, de toda uma preparação do ano inteiro, e estaremos aqui para dar força para esses estudantes”, comenta.
Desde o início do projeto, cerca de 1.350 alunos de escolas públicas foram atendidos, com a participação de 518 monitores, acadêmicos dos cursos de graduação, que receberam aproximadamente 345 bolsas de incentivo. No total, são ministradas 13 disciplinas.




















































