O nome do coronel Jorge Ricardo Áureo Ferreira, foi confirmado na tarde dessa quinta-feira (27), após reunião do Conselho Curador da Fundação Municipal de Saúde. Ele assume a direção-geral do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, no lugar de Iélita Santos, que vai para a Diretoria Assistencial.
O coronel Áureo foi exonerado da Secretaria Executiva do Gabinete do prefeito no último dia 22 de outubro, sem que houvesse uma justificativa oficial do prefeito Silva e Luna. Em seu lugar foi empossado o ex-secretário de Finanças e Orçamento, general Eduardo Garrido.
Segundo Áureo, “assumir a Direção Geral do Hospital Municipal Padre Germano Lauck é uma honra. Estou ciente da importância deste papel e da responsabilidade que ele traz. Minha prioridade será continuar o excelente trabalho realizado por minha antecessora, Ielita Santos, e garantir que a saúde de Foz do Iguaçu permaneça no centro de nossas ações. Quero trabalhar em parceria com toda a equipe, promovendo um ambiente colaborativo onde cada profissional se sinta valorizado e motivado a contribuir com suas habilidades. A saúde é um bem precioso que deve ser cuidado com dedicação e inovação. Estou comprometido em implementar novas práticas que melhorem a eficiência dos serviços e ampliem o acesso à saúde de qualidade para todos. Juntos, vamos fortalecer a confiança da comunidade em nosso hospital e buscar melhorias constantes, sempre com o foco no bem-estar dos cidadãos de Foz do Iguaçu”, declarou Áureo.
Ielita estava no cargo desde o começo da gestão do prefeito Silva e Luna e vinha recebendo críticas de profissionais da saúde e do Conselho Municipal de Saúde (COMUS), que, recentemente, cobrou esclarecimentos urgentes da Secretaria de Saúde sobre problemas que estariam colocando em risco a segurança de pacientes no HM), conforme denúncia de médicos cirurgiões de ortopedia infantil e neurologia.
Eles denunciaram falhas estruturais, desorganização de fluxos e falta de materiais essenciais para realização de cirurgias eletivas. Outra questão que preocupa o Comus é o fim do convênio com o curso de Enfermagem da Unioeste que vinha fornecendo profissionais para suporte no centro cirúrgico.
Recentemente, a atual diretora também criou uma situação embaraçosa para a administração municipal ao enviar um ofício para a Unila limitando a utilização das salas de reunião pela universidade, para atividades relacionadas à academia, como aulas, por exemplo. A reitora da universidade, Diana Araujo, encarou a negativa como uma demonstração de falta de interesse do hospital na permanência dos alunos e professores do curso de medicina nas instalações do HM.
“Minha gestão foi marcada por um compromisso inabalável com a saúde de Foz do Iguaçu, que sempre foi e continuará sendo nossa prioridade. Acredito profundamente que cada ação realizada aqui contribuiu para um futuro mais saudável para nossa comunidade. Agradeço a todos que, se empenharam em melhorar a saúde de Foz. A luta pela saúde é contínua, e todos têm um papel fundamental nessa jornada”, afirma Iélita, que agora assumirá a Diretoria Assistencial do HMPGL.
Áureo Ferreira assumirá, oficilamente, a Direção Geral do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, no dia 1 de dezembro de 2025. A transição sinaliza um compromisso renovado com a saúde da comunidade, visando sempre o melhor para a comunidade de Foz do Iguaçu. Com uma equipe dedicada e uma visão clara, o HMPGL está pronto para enfrentar os desafios futuros e garantir um atendimento de qualidade que atenda às necessidades de todos.




















































