Em 2025, o Sesc Paraná comemora meio século de uma trajetória marcada pela promoção da dignidade, bem-estar e autonomia da pessoa idosa. Entre os dias 24 e 27 de novembro, o Grand Carimã Resort, em Foz do Iguaçu, sedia a Celebração dos 50 anos do Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI) do Sesc PR, um marco que honra essas cinco décadas de cuidado, respeito e transformação na vida de milhares de pessoas em todo o estado.
O encontro reunirá cerca de 900 participantes, representando delegações de 33 unidades do Sesc que desenvolvem ações voltadas ao envelhecimento ativo. O TSPI consolidou-se como referência nacional ao oferecer espaços de convivência, atividades físicas, culturais, sociais e ações que fortalecem vínculos, ampliam a autoestima e estimulam o protagonismo na maturidade. A história começou em 1975, com a criação do primeiro grupo de convivência no então Centro de Convivência da Terceira Idade João Daudt D’Oliveira, hoje Sesc Água Verde, em Curitiba. Hoje, o TSPI está presente em 35 unidades, com 4.415 pessoas idosas matriculadas, formando uma rede de convivência, aprendizado e afeto.
A celebração contará com solenidade de abertura, mesas temáticas, apresentações artísticas, momentos turísticos e culturais, com participações especiais de personalidades reconhecidas nacionalmente. Na terça-feira (25), acontece a abertura do evento, com a apresentação das 33 delegações do estado e da música “Vem Celebrar”, composta pelo técnico de atividades do Sesc Apucarana, Caio Fabio Machado. A canção reforça o espírito que acompanha a trajetória do TSPI: alegria, convivência, bem-estar e o valor da amizade ao longo da vida.
Um dos destaques da manhã é a roda de conversa “Longevidade com Propósito: Transformando o Tempo em Potência”, que será mediada pela jornalista da RPC, Dulcinéia Novaes, e contará com a participação do vice-governador do estado e presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana; da desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), Joeci Camargo Machado, coordenadora do Justiça no Bairro; e dos atores Zezé Motta e Cacá Carvalho.
À tarde, o ator, diretor e produtor Paulo Betti apresentará o talk show Autobiografia Autorizada. Com mais de 50 anos de carreira, o monólogo é inspirado pela inusitada história de superação de Paulo, que percorre o trajeto riquíssimo da roça à cidade, contando um pouco da história da imigração italiana no Brasil.
O médico Alexandre Kalache, referência internacional em políticas de envelhecimento e fundador do Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BR), fará a palestra magna também no período da tarde. Com quase cinco décadas de atuação, trabalhou como acadêmico nas universidades de Londres e Oxford e como diretor do Programa Global de Envelhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Foi na OMS que concebeu o movimento Cidades Amigas do Idoso, hoje presente em mais de 1.700 cidades no mundo. É também um dos principais líderes globais no combate ao idadismo.
A programação encerra no Grand Carimã Resort à noite com o show de Sidney Magal. Em 50 anos de carreira, transitou entre os mais diversos estilos musicais, em canções eternizadas como “Meu Sangue Ferve por Você”, “Sandra Rosa Madalena” e “Amante Latino”. Apresentações artísticas, como a do Grupo Carimbó do Sesc Água Verde; passeios turísticos guiados às Cataratas do Iguaçu e ao Parque das Aves; e momentos de integração e relaxamento no hotel completam as atividades.
“Celebrar 50 anos do Trabalho Social com Pessoas Idosas é reconhecer a força de uma história construída com afeto, dedicação e a certeza de que o envelhecimento deve ser vivido com dignidade e protagonismo. Desde 1975, quando o Sesc Paraná iniciou seu primeiro grupo de convivência, seguimos ampliando espaços, ações e oportunidades para que as pessoas idosas vivam plenamente”, frisa a diretora de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc Paraná, Lidiane Galvan.




















































