O grupo mexicano Aeropuerto de Cancún, subsidiária do Grupo Aeroportuario del Sureste (ASUR), anunciou nesta terça-feira (18) a aquisição da operação da Motiva (ex-CCR) no Brasil, que administra 17 aeroportos no país, em nove estados, incluindo os terminais de Foz do Iguaçu, Londrina e Curitiba, no Paraná. A operação tem valor total de R$ 11,5 bilhões e envolve mais três terminais na Costa Rica, Equador e Curaçao. A empresa mexicana possui ampla experiência em gestão aeroportuária, já operando nove aeroportos no México e outros sete na América Latina.
A operação, que ainda depende de aprovações regulatórias, atraiu mais de 20 grupos internacionais e deve ser concluída em 2026. Até lá, a Motiva continuará operando os aeroportos, mantendo os contratos e investimentos previstos.
Neste ano, de janeiro a setembro, foram registrados 1.375 voos entre os dois países, uma alta de 17% em relação ao mesmo período do ano passado, e 253 mil passageiros transportados, com crescimento de 15,4% frente a 2024.
Essa venda representa um passo estratégico no plano Ambição 2035 da Motiva, que visa simplificar o portfólio e focar em segmentos como rodovias e trilhos. A Motiva Aeroportos, agora sob controle da ASUR, operava 20 aeroportos na América Latina, movimentando cerca de 45 milhões de passageiros por ano.





















































