A 20ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu (FILFI) foi lançada oficialmente nesta sexta-feira (7), em cerimônia no Senac, uma das instituições parceiras do evento, inclusive, sediará parte da programação com a Cozinha Literária, espaço que unirá literatura e gastronomia. No local, o público poderá aprender receitas típicas iguaçuenses que encantaram Santos Dumont em sua passagem pela cidade.
Com o tema “Da literatura ao conhecimento”, a feira acontecerá entre os dias 12 e 16 de novembro, no Complexo Central de Grandes Eventos, que abrange as praças Getúlio Vargas, da Paz e o Calçadão da Rio Branco, além da sede da Fundação Cultural e das Estações Culturais Haroldo Alvarenga e Ana Maria Teigão. A programação reunirá mais de 50 atrações, incluindo escritores nacionais e internacionais, shows, contações de histórias, oficinas, exposições, mesas de debate e apresentações artísticas.
De acordo com o diretor-presidente da Fundação Cultural, Dalmont Benites, a escolha do tema e dos homenageados, Santos Dumont e Dalton Trevisan, que completaria 100 anos em dezembro, reflete o compromisso da feira com a valorização da cultura e do conhecimento.
“Aqui na cozinha do SENAC teremos a cozinha literária, onde as pessoas irão aprender a cozinhar as comidas típicas iguaçuenses que encantaram Santos Dumont na sua passagem”, detalhou o diretor.
O prefeito General Silva e Luna destacou a importância da leitura como ferramenta de aprendizado e memória cultural. Ele lembrou de sua infância, quando o contato com os livros de cordel foi essencial para despertar o interesse pelas letras, e reforçou que a literatura continua sendo um instrumento poderoso para formar novas gerações de leitores.
A secretária de Educação, Silvana Garcia, anunciou uma das grandes novidades desta edição: a distribuição gratuita de 30 mil livros para alunos e professores da rede municipal, substituindo o antigo modelo de vale-livro.
“Esse modelo beneficia todas as crianças da turma infantil e do fundamental até a 5ª série, e os professores também irão receber os livros”, afirmou.
O vice-prefeito Ricardinho ressaltou o caráter simbólico da 20ª edição da feira, destacando o papel do evento na formação cultural da cidade e na aproximação das novas gerações com a literatura.
“É um motivo de alegria pra gente celebrar esse momento. A feira reúne conhecimento, promove o encontro entre crianças, adolescentes e jovens apaixonados pelo livro”, comemorou.
Uma das novidades desta edição será a Feira do Livro Itinerante, que levará atividades literárias e culturais a 20 bairros do município.
“Sairemos do centro da cidade e iremos até as pessoas, escolas, CIMEIs e muito mais”, explicou a diretora cultural Angelita Hanauer.
Entre os destaques da programação estão mesas de debate e apresentações com autores como José Eduardo Agualusa, Giovana Madalosso, Morgana Kretzmann, Paulo Scott e Paula Pimenta, além de espetáculos teatrais, circenses e musicais. como o show do cantor Edson Cordeiro, no dia 14, e o musical “Leves e Reflexivas”, com Rainer Cadete e Renato Luciano, no encerramento.
A 20ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu é organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural, e conta com apoio de instituições parceiras. A expectativa é reunir mais de 25 mil pessoas durante os cinco dias de evento.




















































