“Queremos acessibilidade para pedestres, PCDs, ciclistas e corredores.” É o que diz a faixa carregada pelo ciclista João Carvalho Tavares, que há meses realiza um protesto solitário embaixo do viaduto da Avenida Juscelino Kubitschek (JK), na ligação com a BR-277, em Foz do Iguaçu.
O local, que deveria contar com a continuidade da ciclovia, se tornou um ponto crítico para quem utiliza bicicleta, patinete ou se desloca a pé. Segundo o manifestante, o trecho está sem condições de trafegabilidade, com pedras soltas e desníveis que colocam em risco a segurança dos usuários.
“A situação é crítica. Não tem viabilidade, trafegabilidade para o usuário de bicicleta ou outros similares, como os patinetes. Muitas pessoas passam por aqui a caminho do trabalho ou da escola. É uma insensibilidade do poder público. Eu vejo, me incomodo e venho fazer a minha parte”, disse seu João.
O ciclista chega ao local por volta das 7h30 da manhã, horário de maior movimento. Ele conta que muitos passam diariamente pelo trecho, mas poucos demonstram sensibilidade com o problema.
“Estou há meses com essa placa aqui. Todo dia vejo o pessoal passar de bicicleta, levantar a bike pra atravessar. As pedras se movem, escuto o barulho delas. Isso significa risco constante de queda, de acidente, de alguém não conseguir chegar ao trabalho.”
A reportagem constatou que a ciclovia está interrompida justamente no ponto em que a Avenida JK -se conecta à BR-277. O restante do trajeto, tanto da JK quanto da Avenida Tancredo Neves, já possui pista adequada para ciclistas.
Segundo João, as obras na região acabaram danificando parte da estrutura existente, e até agora não houve reposição.
“A ciclovia veio até aqui, mas por causa das obras de drenagem, essa parte foi estourada. Disseram que vão retomar, mas começaram lá no outro lado. Aqui é uma prioridade, é questão de vida ou morte para o cidadão. Tenho receio que fique assim, abandonado, como tem acontecido há tantos anos.”

Enquanto a entrevista era realizada, vários ciclistas passaram pelo trecho e precisaram descer da bicicleta, levantando o veículo para conseguir atravessar. O protesto de João Tavares, solitário mas insistente, ecoa o pedido de muitos moradores: segurança e respeito para quem se desloca sobre duas rodas.
Resposta do Poder Público
Em atenção ao Requerimento nº 666/2025, de autoria do vereador Evandro Ferreira, encaminhado pelo Ofício nº 1374/2025-GP, de 9 de outubro de 2025, a Prefeitura de Foz do Iguaçu informou que o prazo de vigência do contrato da obra na Avenida Juscelino Kubitschek, nas proximidades do viaduto da BR-277, segue até dezembro de 2025.
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, todas as atividades pendentes, incluindo o trecho mencionado próximo ao viaduto, serão concluídas dentro do prazo contratual, observadas as condições técnicas, climáticas e operacionais que influenciam o andamento da obra.
O Município ressaltou ainda que realiza acompanhamento contínuo da execução contratual, com o objetivo de garantir que a obra seja finalizada dentro dos prazos e padrões de qualidade estabelecidos.





















































