Depois de alertar as mulheres sobre os cuidados com a saúde durante o “Outubro Rosa”, a Viação Santa Clara (VISAC) aderiu, pelo quarto ano consecutivo, à campanha “Novembro Azul”. Os 94 ônibus da empresa, que transportam mais de 50 mil passageiros diariamente em Foz do Iguaçu, receberam adesivos com laços azuis em seus para-brisas, em alusão ao Mês de Prevenção ao Câncer de Próstata — segunda principal causa de morte por câncer entre os homens no Brasil.
A ação tem como objetivo conscientizar homens e mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, contribuindo para reduzir a incidência e a mortalidade pela doença.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre 2023 e 2025 são estimados mais de 71 mil novos casos de câncer de próstata por ano no país. Além desse tipo, os cânceres que mais acometem os homens são os de pulmão, estômago, fígado e traqueia.
O câncer de próstata é um tumor que se desenvolve na glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga. O diagnóstico pode ser feito por meio do exame de sangue PSA (antígeno prostático específico) e do exame de toque retal. Entre os sintomas mais comuns estão dificuldade para urinar e presença de sangue na urina ou no sêmen.
A realização de exames periódicos, o controle do peso, uma alimentação equilibrada, a prática regular de atividades físicas e a redução do consumo de álcool e tabaco ajudam a prevenir o câncer e outras doenças. Mais informações estão disponíveis no site: www.visac.com.br.


















































