Nesta quinta-feira (30), o Governo Federal dá início, em Foz do Iguaçu, à Caravana Federativa, uma ação que reúne ministérios e órgãos públicos com o propósito de fortalecer o diálogo entre o governo federal, as prefeituras e os gestores municipais de todo o Paraná, facilitando o acesso a programas, convênios e políticas públicas e promovendo uma gestão mais integrada, eficiente e alinhada às necessidades locais. Estão confirmados a presença do vice-presidente
O evento tem início às 8h30, com uma programação voltada à integração e ao diálogo federativo. Entre as primeiras atividades, estão as oficinas temáticas, o Fórum da Participação Social, a Reunião do Fórum dos Gestores Públicos Federais e a Comissão Operativa do Fórum de Participação Social do Paraná.
A abertura oficial da Caravana Federativa está marcada para às 14h30, com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, ministra de Estado da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República Gleisi Hoffmann, os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia), Wolney Queiroz (Previdência), Márcio Tavares (Cultura, em exercício) e Frederico de Siqueira (Comunicações), além do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Ênio Verri,, além de outras autoridades federais, estaduais e municipais.
Ao longo dos dois dias de programação, diversos ministérios e órgãos federais estarão à disposição dos municípios, oferecendo atendimento direto a prefeitos, prefeitas e gestores públicos, além de promover oficinas temáticas e reuniões federativas voltadas ao fortalecimento da gestão local.
Na sexta-feira (31), a programação segue com novas oficinas temáticas e reuniões federativas que abordarão temas como projetos estruturantes para o estado, o papel dos vereadores na construção e fiscalização das políticas públicas e o diálogo entre gestores municipais e federais. O evento será encerrado com anúncios de convênios, entregas e lançamentos de programas do Governo Federal voltados ao Paraná.
Estão confirmadas as participações de equipes dos ministérios da Saúde, Fazenda, Planejamento e Orçamento, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Integração e Desenvolvimento Regional, Agricultura e Pecuária, Pesca e Aquicultura, Portos e Aeroportos, Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Direitos Humanos e Cidadania, Mulheres, Igualdade Racial além da Funasa, IBGE, AMP, Conab, Incra, Receita Federal, Banco do Brasil e Secretaria-Geral da Presidência da República.
Desde sua criação, em 2023, as Caravanas Federativas já passaram por diversos estados — entre eles Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Tocantins, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.


















































