Um evento que junta cultura, inovação, gastronomia, ideias e muito mais, é como descreve o diretor de turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benites, uma oportunidade para todos observarem e descobrirem novos métodos e modos inimagináveis, reunindo pessoas de todas as idades.
O Festival Iguassu Inova teve início no dia 22 de outubro, na sede do Itaipu Parquetec, e segue até sábado (25), com uma programação recheada e com os mais diversos tópicos. Entre as atrações estão palestras, oficinas, painéis, experiências imersivas e atividades culturais.
A palestra de abertura reuniu o diretor-superintendente do Itaipu Parquetec e professor Irineu Colombo e o diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni, que abordaram o tema “Desenvolvimento sustentável na comunidade”, atraindo um grande público, especialmente estudantes.
Para o diretor-superintendente Irineu Colombo:
“O evento está sendo um sucesso absoluto, tanto é, que é uma informação de primeira mão, sábado a gente cancelou as inscrições, porque estávamos previstos 15 mil pessoas e passamos de 17 mil, então sábado é muito voltado para Foz do Iguaçu.”
Além das palestras, o público contará com o show da banda Lagum, que encerra o festival neste sábado, em sua primeira apresentação na cidade.
“A inovação é aquilo que a gente quer implementar no dia a dia”, como diz o diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, sobre a importância da inovação, pois pode mudar a vida de uma pessoa ou comunidade, podendo mudar o rumo e o futuro dentro de uma comunidade.
Outro destaque será a presença do jornalista Caco Barcellos, que participa do evento na sexta-feira (24) com a palestra “Profissão Repórter: Como Nasce uma Grande Reportagem”. O comunicador vai compartilhar bastidores e experiências de sua trajetória no jornalismo investigativo, inspirando estudantes e profissionais sobre o poder das boas histórias e da responsabilidade social da comunicação.
O festival também envolve alunos do ensino fundamental, médio e universitário, que participam de oficinas e atividades educativas. O professor Jefferson Santi, da Escola Polivalente de Curitiba, referência no trabalho com crianças com altas habilidades, destaca:
“O estudante tem um reconhecimento, ele trabalha por projetos e aprofundando interesses dele.”
Além disso, o professor percebe que os estudantes demonstram curiosidade pelos demais produtos e palestras do evento, o que gera uma troca rica de ideias entre alunos de diferentes instituições.
A cultura também tem espaço garantido no Festival Iguassu Inova, com a participação do Festival de Cinema Nacional e Latino-Americano Três Margens. Para Maurício, um dos coordenadores do projeto, a inclusão do cinema representa um avanço significativo:
“Sai feliz com o evento, diante da consideração de incluir o cinema, hajavista que é fundamental para a cultura, comércio e muito mais”, destacou. “A valorização que finalmente o cinema vem recebendo abre uma nova visão sobre a modalidade.”
Em um pequeno spoiler, o diretor de Turismo Yuri Benites revelou que o tradicional Natal de Foz do Iguaçu terá uma edição ainda maior neste ano, resultado da parceria entre Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec, que sempre trabalharam em conjunto. A celebração contará com dois pontos principais, o Gramadão da Vila A e o Mercado Barrageiro, além de shows, decoração temática, carreta natalina e uma Parada de Natal totalmente iguaçuense, prevista para o início de dezembro.
Encerrando, Carlos Carboni destacou que Foz do Iguaçu vem se consolidando como um polo importante de inovação. Segundo ele, a cidade, que já é reconhecida mundialmente por sua força em água e energia, agora amplia horizontes e se firma também como um centro emergente de tecnologia, criatividade e conhecimento.
🗓 Festival Iguassu Inova
📍 Sede do Itaipu Parquetec – Foz do Iguaçu
📅 De 22 a 25 de outubro de 2025
🎤 Encerramento: Show da banda Lagum