O governador Carlos Massa Ratinho Junior ratificou nesta sexta-feira (17) o Programa de Parceria Público-Privada “Mais Escolas Paraná”, que prevê a construção, manutenção e operação de 40 novas escolas em 31 municípios, incluindo Foz do Iguaçu. Com a ratificação, o projeto seguirá para análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR). O edital de licitação deve ser publicado no início de 2026, com o leilão previsto para a B3, em São Paulo. A iniciativa é conduzida pela Secretaria de Estado da Educação, com apoio do Paranaeducação, e representa um investimento de 7,8 bilhões de reais ao longo de 20 anos.
O programa combina a atuação da iniciativa privada na construção e manutenção das escolas com a responsabilidade do Estado pela gestão pedagógica e contratação de professores. Como explicou o secretário da Educação, Roni Miranda, “é um modelo público e privado. Sabe quando a gente vai comprar uma casa ou apartamento que financia? É um pouco parecido disso. O governo do Paraná lança a PPP, uma empresa privada constrói no terreno do Estado, e o Estado só começa a pagar a escola quando ela entra em funcionamento. Isso garante mais segurança e eficiência no investimento.”
Miranda destacou a importância do modelo para cidades como Itaipulândia, que receberá um colégio em tempo integral, aumentando significativamente a oferta de vagas. “Além de atender à demanda local, a empresa que constrói a escola será responsável por toda a manutenção por 20 anos, incluindo troca de lâmpadas, pintura, pisos e outros itens, garantindo uma obra de alta qualidade”, explicou.
Em Foz do Iguaçu e região, o secretário reforçou que o programa permitirá a criação de um colégio em tempo integral, ampliando a oferta de mais de 2 mil vagas. “É um modelo que traz benefícios diretos para os pais e alunos, porque a escola já chega pronta, equipada e com manutenção garantida ao longo de 20 anos. Todo o investimento será aplicado de forma eficiente, sem custos para o estado até que a unidade entre em funcionamento”, acrescentou Miranda.
O secretário de Planejamento, Ulisses Maia, destacou que o programa representa um investimento estratégico, com 29 mil vagas previstas, sendo 18 mil em tempo integral. As escolas serão construídas em três tamanhos, totalizando 692 salas, todas públicas, com gestão pedagógica da Secretaria da Educação. Em Foz do Iguaçu, a nova unidade será equipada e terá vagas gratuitas, atendendo à demanda da região e ao planejamento de longo prazo do estado para a educação.
Segundo Roni Miranda, “o Paraná vai ser o estado com o maior número de construções de escolas no modelo PPP do Brasil. Já temos evidências de que, quando a empresa constrói e é responsável por toda a manutenção, desde a porta até a fechadura, a qualidade da obra é muito superior. Essa é uma inovação importante para a educação pública do estado.” As escolas serão construídas em três tamanhos, totalizando 692 salas, todas públicas, com gestão pedagógica da Secretaria da Educação. Em Foz do Iguaçu, a nova unidade será equipada e terá vagas gratuitas, atendendo à demanda da região e ao planejamento de longo prazo do estado para a educação.