Nove vereadores da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu anunciaram nesta terça-feira (7) que passam a atuar como independentes, enfraquecendo a base aliada do prefeito Joaquim Silva e Luna e alterando o equilíbrio de forças na Casa. A decisão cria um novo cenário político, em que o Executivo precisará negociar de forma mais ampla para aprovar projetos.
Em entrevista à Rádio Cultura, o vereador Adnan El Sayed, integrante do grupo chamado G9, explicou a postura do grupo: “Nós vamos avaliar todos os projetos que vierem da Prefeitura de forma muito responsável. Os projetos bons, vamos não só votar a favor, mas tentar acelerar o processo se houver urgência. Os projetos duvidosos, podemos votar contra ou propor emendas, sempre pensando no bem da população” explicou.
Adnan também destacou a mudança em relação ao início da gestão: “No começo do ano, demos mais oportunidade para a gestão nova atuar. Agora, avaliando os resultados, que não foram satisfatórios, vamos olhar com mais critério. Não vamos mais dar cheques em branco para a gestão, como disse em discurso” salientou.
E o grupo já deve se posicionar sobre o Recupera-Foz, projeto de refinanciamento de dívidas municipais encaminhado pelo Executivo. O G9 exigiu uma reunião com o secretário de Finanças e Orçamento, Eduardo Garrido, para esclarecer dúvidas e avaliar possíveis ajustes.
Sobre a iniciativa, Adnan pontuou a a relevância do projeto e justificou a atenção maior para a aprovação. “O projeto é de extrema importância. A população está esperando. Vamos nos reunir com o secretário para tirar dúvidas e avaliar emendas, se necessário. Sem isso, a inadimplência vai aumentar e a arrecadação pode cair” finalizou.
A mudança na composição da Câmara reforça a autonomia dos vereadores independentes e sinaliza que o prefeito Silva e Luna precisará dialogar com o G9 para garantir a aprovação de projetos estratégicos do Executivo. Entre os vereadores que se declararam independentes está o vereador Adriano Rorato, que pertence ao PL, próprio partido do prefeito.
Vereadores que se declararam independentes (G9):
-
Adnan El Sayed (PSD)
-
Anice Gazzaoui (PP)
-
Beni Rodrigues Pinto (PP)
-
Balbinot (PSDB)
-
Adriano Rorato (PL)
-
Yasmin Hachem (PV)
-
Evandro Ferreira (PSD)
-
Valentina Rocha (PT)
-
Professora Márcia Bachixte (MDB)
Permanecem na base aliada do prefeito o presidente da Câmara, Paulo de Brito, Bosco Foz, Sidney Prestes, Cabo Cassol (líder do governo), Soldado Fruet e Dr. Ranieri Marchioro.