A quase centenária casa paroquial da Matriz São João Batista, de Foz do Iguaçu, está passando pela maior restauração de sua história. A reforma do local, que abriga a secretaria e a casa dos padres, iniciada em agosto, deve durar três meses. A expectativa é de que em janeiro a cidade contará com um prédio histórico totalmente repaginado e integrado ao circuito de turismo religioso da diocese. No local também funcionará uma loja de venda de souvenirs com temas religiosos.
Inicialmente, a reforma previa apenas a pintura da edificação, mas constatou-se que havia necessidade de uma manutenção mais profunda, pois com o passar dos anos a casa paroquial sofreu desgastes com as intempéries. Foi necessário retirar o reboco antigo, substituído por materiais mais resistentes, mas respeitando a arquitetura de uma edificação quase centenária.
Construída na década de 1930, a casa paroquial conta com aproximadamente 1.000 metros quadrados de área construída. São 620m² no pavimento térreo e 470m m² no pavimento superior.
Edificação grande para aquele tempo, em Foz do Iguaçu, o espaço serviu de escola provisória para os alunos do Instituto São José, das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, entre 1940 e 1952, quando o prédio definitivo do colégio foi concluído.
Em 24 de junho de 2024, a Igreja São João Batista, a mais antiga de Foz do Iguaçu, completou 100 anos. A paróquia está instalada no local mais alto da cidade e sua torre pode ser vista de diversos pontos, o que chama a atenção de visitantes.
Avanço na restauração
“Estamos muito felizes por executar uma obra que vai tornar ainda mais bonita e acolhedora a casa paroquial, para os moradores e para os turistas de todas as partes do mundo”, afirma o arquiteto Valdir Garbin, que está à frente da restauração.
Para o padre Willian Alves, pároco da matriz, “a reforma representa um grande avanço no projeto de restauração de todo o complexo paroquial, que iniciou com as pinturas de artes sacras e a instalação de novos vitrais na Igreja São João Batista e, agora, com essas obras na casa paroquial”.