Abilene participa dos debates e reflexões sobre os desafios enfrentados pelas mulheres em suas carreiras e no dia a dia, bem como as conquistas alcançadas, desde 2021.
O primeiro evento ocorreu de forma online e depois uma vez por ano, a montadora convida jornalistas e influencers de várias partes do Brasil para a construção de uma empresa com mais equidade de gênero e também produzir veículos que atendam às necessidades das mulheres. Entre os itens estão a segurança, tecnologia e conforto.
Graças a esses debates, o cenário mudou dentro da empesa. Houve um crescimento do número de mulheres em relação ao seu total de funcionários no país. De 2021 a 2025, a participação de mulheres entre os efetivos da empresa no Brasil cresceu de 19% para 24%. Já o número de funcionárias no Complexo Industrial de Resende, no estado do Rio de Janeiro, saltou de 9,6% para 21%.
Para celebrar a quinta edição desse espaço para a promoção do diálogo e da colaboração, a Nissan realizou em São Paulo o “Nissan Mulheres powered by novo Nissan Kicks”. Com a exposição do mais recente lançamento da Nissan, o novo Kicks, e a presença recorde de cerca de 100 convidados, sendo 48 jornalistas e influenciadores de vários estados do país, o evento manteve a essência da Nissan de que melhores conversas levam a melhores ações.
Dessa vez, porém, somou ao diálogo uma palavra para servir de pilar para nortear os debates e momentos de troca: transformação.
“A indústria, a Nissan e a sociedade vivem momentos de transformação e, por isso, é natural que esse evento também siga evoluindo e se transformando. Então, essa foi a palavra escolhida para servir de base para nossas conversas. Acreditamos que a empresa mais diversa, equitativa e inclusiva traz benefícios para todos, para a sociedade e para ela mesma, já que vários estudos comprovam que uma empresa mais diversa e inclusiva é mais criativa e competitiva. Assim, seguimos nossa jornada de transformação e celebramos os cinco anos do Nissan Mulheres”, afirmou Gonzalo Ibarzábal, presidente da Nissan do Brasil.
Sobre a jornalista
Abilene Rodrigues é iguaçuense e atua como jornalista e assessora de imprensa desde 2003. Passou por grandes empresas como a Itaipu Binacional, Fundação Cultural, Prati-Donaduzzi. Gdia, e hoje é assessora de imprensa da Viação Santa Clara, Complexo Dreams Park Show, Multilog e das concessionárias Divisa e Ninja.
A relação com a montadora Nissan começou em 2011 quando Abilene lançou a Revista Sobre Rodas que hoje é um portal de notícias: www.revistasobrerodas.com.br. Atualmente ela também apresenta o Programa Foz Mulher, na Foz TV.