Assim como cada pessoa tem um nome e um estilo próprio, os óculos também refletem essa individualidade. As armações podem ser clássicas, modernas ou autênticas, representando as características de quem as usa. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 36,5 milhões de brasileiros utilizam óculos de grau. No entanto, muitos ainda preferem a liberdade visual das lentes de contato, que proporcionam maior nitidez e praticidade no dia a dia.
Apesar da popularidade, ainda existem dúvidas sobre os cuidados necessários, já que há diferentes categorias de lentes de contato. As principais são: gelatinosas, rígidas, tóricas e esféricas. Além delas, existem também as multifocais para presbiopia, as coloridas para fins estéticos, as corretivas descartáveis diárias, que reduzem o risco de infecção, as de uso prolongado, de até 30 dias, as ortoqueratológicas (Ortho-K), usadas à noite para corrigir temporariamente a miopia, e as híbridas, que unem nitidez e conforto.
Para quem são indicadas?
As lentes de contato podem ser recomendadas para pessoas com diferentes graus de miopia, hipermetropia, astigmatismo e até em casos de deformidades na córnea. “Elas são indicadas para quem possui graus mais altos, já que, nos óculos, as lentes podem ficar mais grossas, e também para pacientes que apresentam diferença de grau entre um olho e outro e àqueles que gostam de praticar atividades físicas, em que os óculos acabam não sendo tão práticos”, explica o Dr. Gabriel Sarolli, oftalmologista do Hospital de Olhos de Cascavel. A escolha deve ser feita em consulta com um oftalmologista, que indicará a lente mais adequada para cada caso
Checklist de segurança ocular
“Devemos lembrar que as lentes de contato são, na realidade, corpos estranhos sob controle. Por isso, o ideal é que haja sempre um bom manejo, com higienização adequada das mãos e manutenção correta das lentes. Na hora de lavar as mãos, recomenda-se o uso de sabonete neutro e a secagem com toalhas sem fiapos, para evitar que resíduos fiquem aderidos à lente. Nunca durma com as lentes de contato”, orienta o médico.
Outros cuidados essenciais incluem: guardar as lentes em estojo limpo, trocando a solução diariamente e substituindo o estojo a cada 1 a 3 meses, e respeitar o tempo de uso recomendado. Também é importante retirá-las ao nadar, tomar banho ou usar sauna e nunca compartilhá-las. Coloque as lentes antes da maquiagem e retire-as antes de remover os produtos da região dos olhos.
Prótese ocular é igual a lente de contato?
Não. A prótese ocular e a lente de contato são dispositivos diferentes, com finalidades distintas. A lente de contato é usada sobre a córnea para corrigir a visão ou proporcionar conforto em determinados casos. Já a prótese ocular é um recurso estético, indicado para substituir um olho afetado em decorrência de trauma, doença ou malformação congênita. Geralmente feita de silicone, tem como objetivo restaurar a simetria e a estética facial. É confeccionada e ajustada por um especialista, assimilando a aparência do olho natural e ajudando a manter a forma da cavidade ocular.
Sobre o Hospital de Olhos de Cascavel
O Hospital de Olhos de Cascavel é o único hospital oftalmológico do Paraná com a certificação ONA Nível 3, o que atesta a qualidade e segurança oferecida aos pacientes há mais de três décadas. Com duas unidades localizadas em Cascavel e uma unidade prestes a ser inaugurada na cidade de Toledo, o Hospital de Olhos é referência em cuidado com a visão. Além do corpo clínico altamente qualificado, oferece aos pacientes estrutura moderna com salas cirúrgicas, centro de diagnóstico por imagem, ambulatórios clínicos e cirúrgicos, todas elas equipadas com tecnologia de última geração para exames e procedimentos.