A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) em Foz do Iguaçu vai oferecer, pela primeira vez, o curso de graduação em Psicologia. A criação foi autorizada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), com ingresso previsto pelo vestibular deste ano e início das aulas em 2026.
Serão disponibilizadas 30 vagas para o turno da manhã. O curso será a primeira graduação pública e gratuita na área de Psicologia na cidade e região.
O anúncio foi feito pelo secretário da SETI, Aldo Nelson Bona, que elogiou o esforço da universidade em reorganizar sua oferta de cursos. O reitor da Unioeste, Alexandre Almeida Webber, comemorou a novidade, destacando o impacto regional da criação do curso.
O diretor do campus Foz, Sérgio Moacir Fabriz, afirmou que a implantação era uma demanda antiga, de mais de 20 anos. A estrutura e o currículo já estão sendo preparados para receber os novos alunos em 2026.
O curso foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação e pelo Conselho Universitário da Unioeste em 2023. A última etapa do processo foi concluída nesta semana pela SETI.
Vestibular
As provas estão marcadas para dia 07 de dezembro de 2025 e o período de inscrições inicia nesta sexta-feira, 5 de Setembro. Além do vestibular, a seleção dos alunos pode ser feita pelo SISU, utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), pelo Aprova Paraná Universidades, utilizando a nota da Prova Paraná Mais (PPR+), e posteriormente pelo Unio+, processo seletivo diversificado para ocupação de vagas remanescentes.