O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), confirmou que Foz do Iguaçu será contemplada com uma nova unidade escolar dentro do programa Mais Escolas Paraná. Segundo o governo, o programa é o maior investimento em infraestrutura educacional da história do Estado.
O projeto, que prevê a construção de 40 escolas em 31 municípios, foi encaminhado à Procuradoria-Geral do Estado (PGE) nesta segunda-feira (1º). Após a análise, seguirá para o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR). A expectativa é que o edital de licitação seja publicado ainda neste semestre, com o leilão marcado para ocorrer na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo) no início de 2026.
Com investimento estimado em R$ 1,7 bilhão, o programa criará 25 mil novas vagas no Ensino Fundamental e Médio, especialmente em tempo integral, além de garantir a entrega de 692 novas salas de aula em até três anos após a assinatura dos contratos. O modelo conta com apoio técnico do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Segundo o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, o formato de parceria público-privada (PPP) garante mais agilidade e qualidade às obras. “Nosso objetivo é suprir vagas de forma mais rápida e com infraestrutura moderna. A gestão pedagógica e a contratação de professores continuam sob responsabilidade do Estado, enquanto a iniciativa privada cuida da construção e manutenção das escolas”, explicou.
Na região Oeste, além de Foz do Iguaçu, também receberão novas unidades São Miguel do Iguaçu e Matelândia, reforçando a expansão da rede estadual na fronteira. O pagamento às empresas vencedoras será feito ao longo de 20 anos, condicionado ao cumprimento de metas e indicadores de qualidade, com auditoria independente trimestral.