A Secretaria de Estado do Turismo (Setu) implantou oficialmente nesta quinta-feira (28) o Território Turístico Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, em solenidade em Foz do Iguaçu, destacando a diversidade natural, cultural e de lazer que a região Oeste oferece. O Parque Nacional do Iguaçu, com a imponência das Cataratas, e a Usina Hidrelétrica de Itaipu colocam o território entre os destinos mais procurados do Paraná.
Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu passa, agora, a integrar oficialmente o programa “18 Territórios, um só destino”, do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria do Turismo. A iniciativa busca descentralizar e valorizar o potencial turístico do Interior, mapeando e organizando roteiros, apoiando eventos, capacitando agentes locais e incentivando Parcerias Público-privadas.
Localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, o Território combina belezas naturais, rica gastronomia, atrações culturais e infraestrutura turística em nível de excelência. O Lago de Itaipu, que se estende de Foz do Iguaçu a Guaíra, atravessa os municípios que o margeiam, reforça a característica hídrica da região, com rios, cataratas e lago.
Entre as opções de lazer estão passeios de pesca, balneários de água doce, turismo em áreas de parques naturais, cicloturismo e experiências culturais que despertam todos os sentidos, incluindo música, gastronomia típica e produtos locais.
O secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, definiu a oficialização deste território como um marco para o turismo paranaense. “Ao integrar 20 municípios em uma estratégia conjunta, potencializamos nossas riquezas naturais e culturais, promovendo o desenvolvimento econômico sustentável e fortalecendo a identidade turística da região”, afirmou. “Este é um passo fundamental para descentralizar e valorizar o potencial do nosso Interior, consolidando o Paraná como um destino de classe mundial.”
Municípios
O território abrange 20 municípios: Céu Azul, Diamante do Oeste, Entre Rios do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaíra, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Matelândia, Medianeira, Mercedes, Missal, Pato Bragado, Ramilândia, Santa Helena, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu e Terra Roxa.
Para o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Jin Bruno Petrycoski, o município é catalisador de visitantes. “A complementaridade entre Foz do Iguaçu e municípios vizinhos é fundamental para que o turista permaneça mais tempo no Paraná, na região Oeste e em Foz”, disse. “A importância dessa visão macrorregional, impulsionada pelo governo estadual, exige que a região discuta ações que beneficiem o todo”.
A Instância de Governança Regional (IGR) responsável pelo Território é a Adetur Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, presidida por Sandra Finkler. Segundo ela, a presença da secretaria estadual do Turismo fortalecerá a união com prefeituras, órgãos públicos e empresários.
“Trabalhar o território como um todo é fundamental e nos remete ao início, quando discutimos a regionalização através das IGRs. O conceito de território é mais amplo e mostra à comunidade a importância do trabalho conjunto. Estamos comprometidos em unir esforços com o Governo do Estado para alcançar esse objetivo”, afirmou.
Programa
A implantação dos territórios turísticos foi viabilizada pelo Decreto nº 10.256/2025, que institui a “Declaração de Atrativo de Relevante Interesse Turístico”, ferramenta que permite a destinação de recursos estaduais para infraestrutura, investimentos públicos em empreendimentos privados de relevância turística e desburocratização dos processos de fomento.
Presença
Participaram do evento os prefeitos de Santa Terezinha de Itaipu, Antônio Luiz Bendo; de Guaíra, Gileade Gabriel Osti; de Ramilândia, Edson dos Santos; de Serranópolis do Iguaçu, Gilberto Marsaro; de Santa Tereza do Oeste, Amarildo Rigolin; de Matelândia, Gabriel Cadini, e de Medianeira, Antonio França, além de autoridades regionais e empreendedores do setor de turismo.