O Governo do Estado, por meio do Programa de Parcerias do Paraná (PAR), vinculado à Secretaria do Planejamento (SEPL), abriu nesta quarta-feira (27) a Consulta Pública voltada a acolher contribuições da sociedade para o projeto de Concessão de Uso do Centro de Convenções de Foz do Iguaçu. O objetivo do projeto é a revitalização e modernização do espaço já existente, atualmente de propriedade do Estado.
O projeto é coordenado pela Unidade Gestora do Programa de Parcerias do Paraná (UGPAR), com estudo elaborados com apoio do Serviço Social Autônomo Paraná Projetos.
A consulta pública fica aberta até 25 de setembro. Os interessados podem participar por meio de um formulário disponibilizado nesta página. Qualquer cidadão, empresa ou entidade podem contribuir com o projeto.
“A etapa da consulta pública é primordial para que a comunidade interessada tenha voz nas políticas públicas. O Centro de Convenções de Foz do Iguaçu é um importante equipamento que faz parte de todo um contexto em que o Governo do Estado está transformando a região em torno de onde será instalado o Centre Pompidou Paraná, proporcionando mais desenvolvimento e turismo”, destacou o secretário estadual do Planejamento, Ulisses Maia.
Além da consulta pública, haverá ainda uma sondagem de mercado com inscrições a partir de 1º de setembro, além da audiência pública no dia 18 do próximo mês. Depois, a tramitação continuará com consulta à Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e ratificação do governador, bem como envio ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), previamente ao lançamento do edital de licitação. Em seguida, o projeto passa a ser coordenado pela Secretaria do Turismo.
“Centros de convenções são fundamentais para o turismo do Estado. Esse novo espaço vai proporcionar mais eventos para Foz do Iguaçu e esses turistas movimentam a economia como um todo, pois precisam se hospedar e se alimentar. É uma cadeia que favorece o paranaense”, disse o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos.
O Centro de Convenções de Foz do Iguaçu está localizado próximo ao local onde ficará o Centre Pompidou Paraná e contribuirá para o fortalecimento do turismo na região, consolidando o município como destino estratégico de grandes eventos nacionais e internacionais.
O diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, afirma que diversos agentes de viagens têm proporcionado excursões ao Paraná com grupos de outros estados brasileiros que buscam locais apropriados para realizarem seus encontros dentro do segmento M.I.C.E (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions).
“Dentro desse segmento estão os eventos corporativos e as convenções de empresas; viagens oferecidas por empresas aos seus funcionários a título de prêmio, estímulo e incentivo a equipes internas, podendo também ser usadas com fornecedores, distribuidores e clientes; congressos e seminários; e também feiras e shows. Mas especialmente Foz do Iguaçu e Curitiba estão na lista de cidades muito procuradas por conta desses espaços como o novo Centro de Convenções”, afirmou.
O terreno de 100 mil metros quadrados onde está situado o Centro possui área total construída de cerca de 32 mil metros quadrados, que passará por ampla revitalização. O modelo jurídico adotado é a concessão de uso, com prazo de 30 anos. É previsto um investimento de aproximadamente R$ 55 milhões, que incluem modernização, gestão, operação e manutenção do espaço.
O projeto de parceria da concessão de uso do Centro de Convenções de Foz do Iguaçu foi aprovado pelo Conselho de Parcerias no final de julho deste ano. O local era gerido, até então, por uma sociedade de economia mista com participação majoritária da Prefeitura de Foz do Iguaçu, mas também em parceria com o Governo do Estado e a União, além de outras acionistas minoritários.
A estrutura atual precisa passar por revitalização e modernização, foco do projeto elaborado, que se une a outros desenvolvidos na região. Além da revitalização e modernização do espaço já existente, como estacionamento e infraestrutura, será possível ao parceiro privado que vencer o processo licitatório o desenvolvimento de outras atividades que permitam a geração de receitas acessórias, verificando eventual necessidade de outras adequações e observando a legislação pertinente prevista nos estudos.
Espaços do Centro de Convenções:
Pavilhão Cataratas: 10.270 m²
Salão Iguaçu: 3.356 m²
Salão Itaipu: 2.956 m²
Auditório Naipi: 653 m²
Estacionamento para 1.000 veículos
Área verde para eventos externos