Na tarde desta terça-feira (19), a Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, em parceria com o Foztrans, realizou uma operação de trânsito na Avenida Costa e Silva, próximo ao nº 43. A ação, que integra a carga horária curricular da formação dos novos guardas, teve como objetivo ensinar na prática os procedimentos de fiscalização — desde a forma correta de abordagem até a orientação aos condutores. Durante a operação, foram abordados cerca de 120 veículos e motocicletas, resultando em diversas orientações repassadas aos motoristas e motociclistas.
De acordo com o diretor da Guarda Municipal, subinspetor Gerson Rodrigues Vieira, o principal objetivo foi colocar em prática o que é trabalhado em sala de aula. “A fiscalização de trânsito contou com a participação dos alunos guardas, e o objetivo foi demonstrar, na prática, o ministrado em sala de aula, no que diz respeito à aplicação das normas, à fiscalização e aos procedimentos administrativos que estão sujeitos aos condutores dos veículos”, explicou.
Vieira destacou ainda que os futuros guardas tiveram contato direto com os sistemas utilizados nas operações. “Durante a fiscalização, também foi demonstrado todos os aplicativos disponíveis para consulta da situação e regularidade, tanto dos condutores como dos veículos, e verificados os equipamentos obrigatórios necessários para a circulação dos veículos”, acrescentou.
Segundo o diretor, esse tipo de atividade garante experiência prática e aproxima os alunos da realidade da profissão. “Essas atividades fazem parte da carga horária curricular do curso de formação de guarda municipal, que vem sendo conduzida conforme o cronograma e calendário estabelecidos, com muito empenho e motivação, tanto por parte dos alunos como por parte dos instrutores, que são os próprios guardas municipais”, disse.
O curso, que está em andamento com a 5ª turma de formação, será concluído no final de outubro. Ao término, 57 novos profissionais de segurança pública serão entregues à sociedade iguaçuense. A chegada desse novo grupo de guardas municipais é aguardada com expectativa, já que a corporação reforçará sua capacidade de atuação em diferentes frentes — desde o patrulhamento preventivo até o apoio às forças de segurança em grandes operações.