A jornalista Cristina Graeml (Podemos), confirmou sua pré-candidatura ao senado para concorrer a uma das duas vagas pelo Paraná, no ano que vem. Cristina participou do programa Contraponto, da Rádio Cultura, nessa sexta-feira (08). Ela ainda não descartou a possibilidade da participação na campanha, para o mesmo cargo, o ex-senador Álvaro Dias, que também é filiado ao Podemos.
“Como são duas vagas, dois candidatos do mesmo partido podem registrar candidatura”, explicou Cristina. Segundo ela, Dias deve anunciar sua decisão ainda esse mês. Há a possibilidade de ele vir a tentar uma vaga na Câmara dos Deputados. O Podemos recentemente se fundiu ao PSDB e se tornarão uma federação.
Cristina ficou em segundo lugar na eleição a prefeitura de Curitiba em 2024, concorrendo pelo PMB (Partido da Mulher Brasileira). No primeiro turno, ela fez 291.523, equivalente a 31,17% dos votos, passando para o segundo turno juntamente com o então vice-prefeito Eduardo Pimentel, PSD.
Na disputa final Cristina ficou com 390.254 votos, 42,36% e Pimentel foi eleito prefeito da Capital. Ela foi a grande surpresa das eleições em Curitiba e contou com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, mesmo sendo o candidato a vice-prefeito na chapa de Pimentel, Paulo Martins, filiado ao PL.
“Disputei com as máquinas municipal e estadual e isso significa prefeitura, Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Câmara dos Vereadores de Curitiba e todas as estatais. Foi muito pesado”, declarou, detalhando que foi vítima de fake news, ignorada pela mídia, seu nome não era inserido nas pesquisas contratadas pelos seus opositores e até por ser mulher.
“Num debate na televisão o candidato Pimentel mandou eu me colocar no meu lugar. Acho que se fosse um homem ele não teria falado aquilo”. Mas, a curitibana filha de professores, afirma que prefere não classificar a atitude de seus adversários como machismo.
Por conta desta batalha enfrentada no ano passado ela prefere não disputar a cadeira hoje pertencente ao governador Ratinho Júnior. “Se eu for eleita ao senado terei um tempo para conquistar mais experiência política”, explicou.
A própria corrida ao senado já vai lhe possibilitar conhecer melhor o Paraná. Em pré-campanha, a jornalista vem percorrendo o estado, conversando com aliados, e entendendo a necessidade de cada região. E entrevista completa com Cristina Graeml está disponível no Facebook da Rádio Cultura (programa Contraponto 08/08) e no canal da emissora no Youtube (Rádio Cultura Foz).