A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (17), a Operação Duas Rodas, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas. A ação resultou no cumprimento de 4 mandados de prisão e 8 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Guaíra/PR.
As investigações tiveram início após uma apreensão realizada em 20 de outubro de 2023, na região de Toledo-PR. Na ocasião, foram encontrados 66,6 kg de cocaína, 4 kg de crack, duas armas de fogo e mais de 200 munições ocultos em uma motocicleta BMW/R1200 GS, resultando na prisão em flagrante de um homem.
A partir dessa apreensão, a Polícia Federal identificou um grupo criminoso que transportava cocaína da fronteira com o Paraguai, para diversas regiões do Brasil, incluindo Londrina.
De acordo com a PF, a quadrilha trazia as drogas escondidas em motocicletas de alta cilindrada, com o apoio de outros veículos que atuavam como “batedores” para garantir o sucesso das remessas ilícitas. Os mandados de prisão cumpridos hoje visam os demais integrantes do grupo, incluindo o líder da organização e os indivíduos responsáveis pela função de batedores.
A Operação Duas Rodas contou com a participação de aproximadamente 40 Policiais Federais e os mandados foram cumpridos nas cidades de Foz do Iguaçu, Londrina e Itapema/SC.