Nos próximos dias as mulheres que estão inscritas nas unidades básicas de saúde para inserção de DIU (Dispositivo Intrauterino) deverão começar a ser chamadas para introdução do contraceptivo.
No último final de semana a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em parceria com a Prefeitura e a 9ª Regional de Saúde e a Residência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Itamed, realizou a segunda etapa do treinamento de médicos para a introdução de DIUs, com um mutirão que atendeu mais de cem mulheres. A parte prática do treinamento acabou com a espera de 90 mulheres que aguardavam atendimento há anos. As demais não se encaixaram no perfil que define aquelas mulheres que podem usar DIU.
As unidades de saúde estão se organizando para iniciar a chamada das pacientes inscritas. Os médicos estão distribuídos nos cinco distritos sanitários, mais precisamente nas unidades: Morumbi II, Portal da Foz, São Roque, Lagoa Dourada, AKLP, Jupira, Porto Belo e Vila C Velha, Jardim América, Maracanã, Profilurb I e II. “Como a capacitação ocorreu sábado, estamos ainda em processo de solicitação de material e adaptação na agenda, mas logo iniciaremos. As mulheres que não estão inscritas podem procurar sua unidade e solicitar”, explicou a enfermeira Lígia Wildner Bento, da Linha de Cuidado Materno, da Mulher e Planejamento Familiar, da Secretaria Municipal da Saúde.
Segundo a professora Carolina Oderich, a Unila pretende formar outra turma ainda este ano. “A ação é parte de um projeto de extensão da UNILA, e tem objetivo capacitar os médicos para fazer a inserção no nível da atenção primária e com isso promover a saúde reprodutiva e garantir o acesso a métodos contraceptivos seguros”, afirmou.