A nova concessionária da praça de pedágio na BR-277, entre Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu, apresentou as obras previstas para o trecho da rodovia em Foz do Iguaçu nos próximos anos. A apresentação da EPR foi feita durante reunião da diretoria da ACIFI, na sexta-feira, dia 9.
Em sua explanação, o diretor-executivo da EPR, engenheiro Silvio Caldas, detalhou as intervenções previstas para Foz e outros trechos sob responsabilidade da empresa. Esta é responsável pelo contrato do leilão do Lote 6 do Programa de Concessão de Rodovias no Paraná (BRs 163/277/469 e PRs 158/180/182/280/483).
O gestor da EPR informou que, no perímetro urbano de Foz do Iguaçu, serão construídas duas passarelas nas proximidades da Ponte da Amizade (Brasil–Paraguai). Também está prevista a implantação de um dispositivo em desnível no km 725 da BR-277 (nas imediações do Posto Três Fronteiras), além de seis quilômetros de faixas adicionais entre os km 721 e 727. Não haverá intervenção no Trevo do Charrua.
O primeiro ano será dedicado a etapas iniciais, como a instalação de postos de pesagem e praças operacionais. As intervenções estruturais e melhorias funcionais estão previstas a partir do segundo ano. “A partir do terceiro ano, iniciamos as obras de ampliação de capacidade, entre elas duplicação, terceira faixa, acostamento, acessos, viadutos, trincheiras e dispositivos em desnível”, elencou Caldas. A duplicação do trecho entre Matelândia e Cascavel faz parte desse cronograma.
O diretor-executivo da EPR explicou por que as obras de ampliação de capacidade das rodovias estão programadas do terceiro ano de contrato em diante. “Precisamos pensar que não temos os projetos executivos dessas obras. Eles precisam ser elaborados. Também precisamos dos licenciamentos ambientais”, justificou.
Segundo ele, o plano de investimentos da EPR é muito “robusto”. Serão investidos cerca de R$ 13 bilhões no Lote 6 do Programa de Concessão de Rodovias no Paraná. A concessão abrange 660km de extensão, com previsão de 462km de duplicação, 31km de faixas adicionais, 87km de vias marginais, uma área de escape, três pontos de parada e descanso, 38 passarelas e 133 viadutos.
As obras do Lote 6 do Programa de Concessão de Rodovias no Paraná, conforme explicou Caldas, foram definidas pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) a partir de tratativas com o governo estadual. O dirigente da EPR lembrou, ainda, que os serviços e prioridades foram debatidos em audiências públicas, sobretudo em 2021.