O INSS aceitou o terreno ofertado pelo município para realização da permuta com parte da área sobre a qual foi edificada o Hospital Municipal Padre Germano Lauck e que pertence ao instituto. A prefeitura de Foz do Iguaçu vai permutar esta área do instituto com parte de um terreno localizado na esquina da Avenida Costa e Silva com a rua Gustavo Dobrandino da Silva (continuação da rua Rosa Cirilo de Castro).
Essa troca viabiliza a doação do imóvel à UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana). A regularização do terreno é imprescindível para a transação. O Hospital Municipal, quando de sua edificação, invadiu a propriedade do instituto, em 12 mil metros quadrados, que agora vai serão devolvidos.
A federalização do Hospital Municipal ainda demanda outras providências por parte do município até que se comece a transição. O inventário do mobiliário do hospital. No início do ano foi feita uma licitação para contratar empresa especializada na atividade. Atualmente o inventário, segundo a direção do HMPGL, está em andamento.
Após cumpridas estas etapas iniciais, e com aprovação da Câmara de Vereadores, o município faz a doação do imóvel e todo mobiliário e equipamentos à Unila. Quem passa a administrar a unidade de saúde é a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), que administra os hospitais escola das universidades federais de todo país.
Para absorver os atuais empregados do hospital, a prefeitura criou, no ano passado, uma autarquia. Estes profissionais serão substituídos por servidores federais a serem transferidos de outras unidades e aprovados em concurso público. Já a mão de obra do HMPGL será distribuída na rede de atenção primária da saúde e em outras atividades dentro da administração municipal.
A transferência do hospital para o governo federal vai aliviar os cofres da prefeitura em mais de R$ 100 mi ao ano que são necessários para manter o hospital de portas abertas. Para a comunidade a grande vantagem é que com a federalização a unidade ganha novos leitos e atendimento em todas as especialidades de alta complexidade, que hoje não é ofertada em Foz do Iguaçu.